Pela primeira vez, cachorro disputa prêmio de cinema contra 5 atores
Cachorro Indy, de "Good Boy", disputa prêmio de "Melhor Perfomance em Filme de Terror" com 5 atores
Por Juana Castro.
Pela primeira vez na história do cinema, um cachorro foi indicado a um prêmio de atuação. Indy, um retriever de oito anos, concorre ao Astra Awards na categoria "Melhor Performance em Filme de Terror" pela participação em "Bom Menino" (Good Boy), dirigido por Ben Leonberg.

O feito é inédito: o animal disputa diretamente com cinco atores humanos: Alfie Williams, Alison Brie, Ethan Hawke, Sally Hawkins e Sophie Thatcher. A cerimônia está marcada para o dia 9 de janeiro de 2026.
Leonberg, que também é o tutor de Indy, filmou o longa ao longo de três anos, período em que treinou o cão ao lado da esposa e parceira de produção, Kari Fischer. Em algumas cenas, o diretor aparece substituindo o ator que interpreta o tutor na trama, para facilitar a interação com o pet. O processo funcionou, e a performance rendeu ao animal a histórica indicação.

Sobre o filme 'Good Boy'
No filme, Indy interpreta um cão que percebe presenças sobrenaturais na nova casa em que passa a viver com o dono. Quando o tutor começa a ser influenciado pelas forças sombrias do local, o animal precisa enfrentar as manifestações malignas em uma tentativa de protegê-lo.
Assista ao trailer abaixo:
Brasil também se destaca com cachorros no cinema

O Brasil também aplaude seus cachorros cinematográficos. Nesta semana, o filme "Caramelo", da Netflix, estrelado por Rafa Vitti, alcançou um marco inédito: ficou oito semanas consecutivas no Top 10 global da plataforma. Esse é o maior tempo já registrado por um título brasileiro no ranking de filmes de língua não-inglesa e atingiu mais de 49 milhões de visualizações em todo o mundo.
Em fevereiro deste ano, os cachorrinhos que interpretaram "Pimpão" no longa-metragem "Ainda Estou Aqui" ganharam o Fido, o Prêmio Para Cachorros Incríveis na Tela. Eles garantiram a coleira de melhor cão histórico.
Estrelado pela atriz Fernanda Torres, "Ainda Estou Aqui", de Walter Salles, foi o primeiro filme brasileiro a garantir um Oscar. Em pleno Carnaval de 2025, a película levou a estatueta de "Melhor Filme Internacional".
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).