Laguna SAF: primeiro time vegano do país estreia na Copa do Brasil em 2026

Laguna SAF: primeiro time vegano do país estreia na Copa do Brasil 2026

Por Juana Castro.

Um clube de futebol vegano? Nasceu em 2022, em Timbau do Sul, no Rio Grande do Norte, o Laguna SAF, primeiro time 100% vegano do Brasil.

Fundado por Gustavo Nabinger, a ideia do clube é unir alta performance e um modelo de gestão pautado pela sustentabilidade. Porém, em apenas três anos, já conseguiu resultados expressivos no esporte:

  • Conquistou o título da segunda divisão do Campeonato Potiguar em 2024;
  • O clube também disputará a Série D do Campeonato Brasileiro em 2026;
  • E, em sua estreia na elite, em 2025, terminou na terceira posição, garantindo a vaga para a Copa do Brasil 2026.

Laguna SAF venceu a segunda divisão do Campeonato Potiguar 2024 | Foto: Laguna SAF

Mas o que significa, afinal, ser um time vegano?

Para o Laguna SAF, a filosofia vegana vai muito além de um posicionamento. É um pilar central de sua operação e desempenho. Ser um clube 100% vegano significa que nenhum produto de origem animal é utilizado na alimentação de atletas, comissão técnica e funcionários.

Em parceria com a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), o clube oferece até seis refeições diárias de base vegetal. A implementação da dieta foi acompanhada por chefs e nutricionistas, visando garantir que os atletas recebam todos os nutrientes necessários para a alta performance.

“Foi muito mais do que ensinar receitas; foi uma transformação na visão sobre alimentos à base de plantas. Ver os atletas sentirem em campo os benefícios dessa alimentação na performance e recuperação física é gratificante”, destacou a chef Mirna Ribeiro, da SVB, para uma publicação da Sociedade sobre o Laguna.

A fala foi endossada por Nabinger: "Os jogadores experimentam novos sabores e percebem os efeitos na saúde e no rendimento físico."

Também para a publicação da SVB, o então capitão do time, França (ex-Palmeiras), disse que passou a fazer todas as refeições no clube, quando chegou. "Tenho me sentido bem nos treinamentos e até os meninos (outros atletas) têm brincado comigo porque eu estou tendo uma recuperação muito boa de um treino pro outro, e eles perguntam o que estou tomando e eu não estou tomando nada, é só alimentação e descanso”, contou.

Laguna SAF, do RN, é o primeiro time 100% vegano do Brasil | Foto: Laguna SAF/divulgação

Laguna SAF e impactos ambientais

Ainda conforme a SVB, apenas em 2023, o clube economizou 1 milhão de metros quadrados de terra, preservou 186 milhões de litros de água e evitou a emissão de 481 mil quilos de CO², equivalente a 3 milhões de quilômetros percorridos por um carro comum. 

+ Banho de Bahia: startup transforma dendê utilizado por baianas de acarajé em sabonetes

Resultados expressivos e projeções do clube vegano

O Laguna SAF surgiu com o propósito de unir desempenho esportivo, sustentabilidade (ESG) e governança, mas demonstrou força nos campos em pouco tempo de existência. Para o CEO, Rafael Fernandes, a vaga no torneio nacional é vista pela diretoria como a confirmação de que o projeto está no caminho certo. "Em pouco tempo, a equipe alcançou competições nacionais importantes, e isso reforça a credibilidade do nosso modelo de gestão," disse ao GE, em outubro.

O clube também se destaca na formação de base, sendo responsável pela maior venda da história do futebol potiguar de um atleta de base, o atacante Kaiky, vendido ao Botafogo em 2024.

Laguna SAF entre elogios e críticas nas redes sociais

O pioneirismo e propósito do Laguna, no entanto, vêm acompanhados de polarização. Nas redes sociais, o time atrai tanto elogios quanto críticas, sendo apelidado de "lacração futebol clube". Apesar dos comentários, a diretoria foca nos resultados e no impacto positivo que o projeto gera fora das quatro linhas.

"Em 2026, queremos dar mais um salto em termos de estrutura e desempenho, sem perder nossa essência: desenvolver atletas, formar pessoas e competir em alto nível. Vamos seguir com a receita que tem dado certo, unir jovens com sede de vitória a jogadores experientes que trazem liderança e equilíbrio ao grupo", concluiu Fernandes.

Laguna SAF é o primeiro time vegano do Brasil | Foto: Raphael Oliveira

Dia Mundial do Veganismo

O Dia Mundial do Veganismo é celebrado a cada 1º de novembro. Se você não está familiarizado com o assunto, pode atribuir a palavra à alimentação saudável, mas o significado contempla muito mais que hábitos alimentares – é um modo de vida.

De acordo com a mais antiga entidade vegana do mundo – fundada no em novembro de 1944 por Donald Watson, Elsie ‘Sally’ Shrigley e outras 23 pessoas -, The Vegan Society, “o veganismo é uma forma de viver que busca excluir, na medida do possível e do praticável, todas as formas de exploração e de crueldade contra animais”.

Pessoas veganas têm “uma dieta baseada em vegetais, livre de todos os alimentos de origem animal, como: carne, laticínios, ovos e mel, bem como produtos como o couro e qualquer produto testado em animais”.

Em Salvador, o veganismo vem conquistando cada vez mais espaço, com o movimento se consolidando como parte da cultura e da economia criativa. Feiras, restaurantes e coletivos locais ajudam a difundir o estilo de vida plant-based, aproximando tradição e sustentabilidade.

Em tempo: semifinais da Copa do Brasil acontecem em dezembro

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu, em outubro, os detalhes para as semifinais da Copa do Brasil 2025. Os jogos entre Corinthians x Cruzeiro e Vasco x Fluminense acontecem em dezembro.

No procedimento, ficou definido que Vasco e Cruzeiro começarão jogando em casa, enquanto Fluminense e Corinthians decidirão a vaga em seus domínios. Os jogos das semifinais da Copa do Brasil têm como datas-base os dias 10 e 14 de dezembro, todos após o final do Campeonato Brasileiro, que se encerrará em 7 de dezembro. 

Apesar das datas, os horários e estádios em que as partidas ocorrerão ainda serão divulgados pela CBF.

Vale lembrar que Fluminense e Vasco têm acordo para jogar no Maracanã até 2026, dessa forma, as duas partidas podem acontecer no estádio. Porém, o Cruzmaltino também pode optar por atuar em São Januário.

Mandos de campo nas semifinais da Copa do Brasil

Ida:

Vasco x Fluminense – Rio de Janeiro
Cruzeiro x Corinthians – Belo Horizonte

Volta:

Fluminense x Vasco – Rio de Janeiro
Corinthians x Cruzeiro – São Paulo

Os clubes baianos não tiveram tanta sorte na Copa do Brasil 2025. O Bahia foi eliminado pelo Fluminense, nas quartas de final, no Maracanã, após vencer o jogo de ida por 1x0 e perder a volta por 2x0.

+ Bahia sai da Copa do Brasil e Ceni comenta clima no vestiário: 'Uma merd@'

Já o Vitória foi eliminado da competição de maneira precoce, na segunda fase, após perder para o Náutico por 2x0, dentro do Barradão.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.