Entenda como mudanças climáticas aumentam as turbulências nos voos
Estudo aponta que instabilidade atmosférica pode aumentar ainda mais as turbulências nos voos em 2100
Por Ananda Costa.
Um estudo conduzido pela Universidade de Reading, no Reino Unido, revelou que as mudanças climáticas têm contribuído para o aumento da frequência e da intensidade das turbulências durante voos.
+ Cachorro de grande porte viaja na cabine do avião e vídeo viraliza; veja
Segundo os pesquisadores, esse fenômeno está diretamente relacionado às alterações na circulação atmosférica causadas pelo acúmulo de energia na atmosfera, consequência do aumento das emissões de gases de efeito estufa.
A pesquisa aponta que, até o ano de 2100, as ocorrências de turbulência em voos poderão crescer entre 16% e 27%, especialmente nas rotas de altitude elevada sobre o Atlântico Norte, uma das mais movimentadas do mundo.
+ Passageira fica nua e avião precisa retornar nos EUA; vídeo
Isso acontece porque o aquecimento global está tornando a atmosfera menos estável, dificultando a previsão de áreas com turbulência. Um dos principais fatores por trás disso são as correntes de jato, ventos fortes que se formam em grandes altitudes e que estão ficando mais intensos e irregulares com as mudanças climáticas.
Com o aumento da instabilidade atmosférica, os especialistas alertam que as aeronaves enfrentarão condições de voo mais desafiadoras nas próximas décadas. Isso pode levar órgãos reguladores da aviação a revisar e atualizar os padrões de certificação das aeronaves, exigindo testes mais rigorosos para garantir que os aviões sejam capazes de suportar turbulências mais severas.
+ Banheiros de avião quebram e passageiros precisam urinar em garrafas
LEIA MAIS: Ludmilla surpreende passageiros com show em avião; vídeo
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).