Servidores públicos da Bahia terão ponto facultativo para jogo do Brasil
Segundo o governador, o expediente dos servidores públicos estaduais no dia do jogo ocorrerá de forma reduzida, estendendo-se apenas até as 11h
Por Victor Souza.
O governador, Jerônimo Rodrigues (PT), decretou ponto facultativo para os servidores públicos da Bahia, na próxima segunda-feira (29), em virtude da partida do Brasil na Copa do Mundo às 14h.

O anúncio foi feito pelo gestor em um vídeo publicado nas redes sociais nesta quinta-feira (25). Segundo Jerônimo, o expediente dos servidores públicos estaduais no dia do jogo ocorrerá de forma reduzida, estendendo-se apenas até as 11h.
Depois deste horário, os funcionários estarão liberados para acompanhar a transmissão da partida. Conforme o governador, a Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb) será a responsável por definir as diretrizes para a compensação das horas não trabalhadas decorrentes da liberação temporária.
O órgão vai definir e divulgar as instruções e o cronograma que os servidores deverão seguir para regularizar a jornada de trabalho. O ato em que determina o ponto facultativo será publicado pelo administrador estadual no Diário Oficial desta sexta-feira (26).
Jogo do Brasil altera expediente de serviços públicos em Salvador, na Bahia
O jogo do Brasil nos 16 avos de final da Copa do Mundo, na próxima segunda-feira (29), vai alterar o horário de funcionamento nas repartições públicas em Salvador.
Na edição do Diário Oficial do Município (DOM), desta quinta-feira (25), a Prefeitura de Salvador informou que o funcionamento das repartições públicas vai ocorrer das 8h até às 12h.
Expediente de serviços públicos essenciais
A medida só não será válida para os serviços considerados essenciais, a exemplo da Saúde, Conselhos Tutelares, Mobilidade, Transporte, Ordem Pública, Desenvolvimento Urbano e Segurança.
Vai ter liberação em todas as empresas de Salvador?
Apesar de ser em horário comercial, os jogos do Brasil na Copa do Mundo não são considerados feriados e a legislação trabalhista brasileira não obriga empresas a liberarem funcionários para acompanhar as partidas. Pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), os confrontos continuam sendo realizados em dias úteis, e a flexibilização do expediente depende de acordos ou decisões dos empregadores.
No setor privado, quem faltar ao trabalho sem autorização para assistir a um jogo poderá ter a ausência registrada como falta injustificada, com possibilidade de desconto no salário e perda do descanso semanal remunerado.
Holanda, Japão ou Suécia: quem deve enfrentar o Brasil no mata-mata?
A Seleção Brasileira garantiu a classificação para a fase mata-mata da Copa do Mundo de 2026 na liderança do Grupo C e já sabe quando voltará a campo. A equipe comandada por Carlo Ancelotti enfrentará o segundo colocado do Grupo F na fase de 16 avos de final.
O adversário será definido nesta quinta-feira (25), após os confrontos da última rodada do Grupo F. Holanda, Japão e Suécia seguem na disputa pela v
Brasil se classifica para o mata-mata da Copa
O Brasil venceu a Escócia por 3x0, nesta quarta-feira (24), e garantiu a vaga para a segunda rodada da Copa do Mundo 2026. Vini Jr duas vezes e Matheus Cunha fizeram os gols do Brasil, assim como foi no confronto contra o Haiti.
Com o resultado, o Brasil terminou a Fase de Grupos em 1º lugar no Grupo C, superando Marrocos no saldo de gols. Dessa forma, a Seleção vai jogar no dia 29 de junho, em Huston, contra o segundo colocado do Grupo F, que pode ser Holanda, Suécia ou Japão - adversário que será conhecido nesta quinta-feira, após o fim da rodada.
A próxima partida ocorrerá na segunda-feira (29), às 14h.
Servidores públicos da Bahia têm ponto facultativo de São João
O ponto facultativo anunciado pelo governador nesta quinta, não é o primeiro para os servidores no mês de junho. No último dia 12, o Governo da Bahia confirmou o ponto facultativo antes do São João na Bahia para os dias 22 e 23 de junho.
Na época, ao divulgar a medida, o governador destacou a importância das festas juninas para a cultura baiana e incentivou a população a participar das celebrações realizadas em diversas cidades do estado. “Está liberado para celebrar a nossa cultura e aproveitar os festejos juninos”, escreveu Jerônimo Rodrigues.
Em vídeo publicado nas redes sociais, o governador informou que os servidores das repartições públicas estaduais terão ponto facultativo nos dois dias que antecedem as comemorações do São João. A medida foi oficializada por decreto publicado no Diário Oficial do Estado (DOE).
Segundo o texto, as horas correspondentes aos dias de ponto facultativo deverão ser compensadas pelos servidores estaduais. A reposição ocorrerá por meio do acréscimo de uma hora à jornada regular de trabalho em dias úteis anteriores ou posteriores às datas contempladas.
De acordo com o decreto, os critérios para compensação serão detalhados em uma Instrução Normativa da Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb).
Ainda conforme a publicação, caberá aos dirigentes dos órgãos estaduais e às chefias imediatas acompanhar o cumprimento da compensação da jornada e o controle de frequência dos servidores.A Saeb também ficará responsável por adotar as medidas necessárias para viabilizar a reposição das horas, incluindo ajustes relacionados ao sistema de transporte coletivo utilizado pelos servidores que trabalham no Centro Administrativo da Bahia (CAB).
Em Salvador, os servidores públicos municipais terão não só ponto facultativo, mas também contarão com salário antecipado durante o período de São João. O anúncio foi feito pelo prefeito Bruno Reis na manhã da última segunda-feira (8).

Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).
