Em três anos, 232 crianças e adolescentes foram baleadas em Salvador e RMS
Levantamento do Instituto Fogo Cruzado aponta 232 crianças e adolescentes baleadas em Salvador e RMS entre 2022 e 2024
Por Ananda Costa.
Ao menos 232 crianças e adolescentes foram baleadas em Salvador e RMS, com idades entre 0 e 17 anos, nos últimos três anos, segundo levantamento do Instituto Fogo Cruzado. Do total de vítimas mapeadas, 152 morreram e 80 ficaram feridas.

O levantamento motivou o lançamento, nesta segunda-feira (16), da plataforma Futuro Exterminado, desenvolvida pelo Instituto Fogo Cruzado. A ferramenta tem como objetivo reunir e disponibilizar informações sobre crianças e adolescentes baleadas em Salvador e RMS, além de outros territórios monitorados pela organização.
Ao todo, a plataforma apresenta dados de 1.985 crianças e adolescentes baleadas desde 5 de julho de 2016 nas quatro regiões metropolitanas acompanhadas pelo instituto: Rio de Janeiro, Recife, Salvador e Belém. Salvador e RMS concentram 12% do total de vítimas registradas no período.
O mapa interativo permite consultar informações individualizadas sobre cada caso, como nome, idade, local e circunstâncias em que a vítima foi atingida. Os dados são georreferenciados e podem ser filtrados por região, período e tipo de ocorrência, com atualização periódica das informações.
De acordo com o levantamento, 52 crianças e adolescentes baleadas em Salvador e RMS foram atingidas durante ações ou operações policiais, o que representa 22% do total de casos registrados nos últimos três anos. Um dos episódios ocorreu em 26 de maio, quando um adolescente de 14 anos foi baleado no bairro da Fazenda Grande do Retiro, em Salvador. Segundo moradores da região, o jovem retornava da escola no momento em que foi atingido durante uma operação policial.
A plataforma Futuro Exterminado pode ser acessada no site do Instituto Fogo Cruzado e reúne dados atualizados sobre crianças e adolescentes baleadas em Salvador e RMS, além de informações das demais regiões metropolitanas monitoradas.
Número de adolescentes baleados em Salvador e RMS em 2025

O número de adolescentes baleados em Salvador e na Região Metropolitana subiu para 58 em 2025, segundo levantamento do Instituto Fogo Cruzado. Desse total, 38 morreram em decorrência dos ferimentos.
Entre as ocorrências mais recentes está o ataque registrado na noite de quarta-feira (5), no bairro da Capelinha de São Caetano, em Salvador. Durante o atentado, dois adolescentes foram baleados enquanto jogavam bola em frente às suas casas.
Uma das vítimas, Yasmim Sacramento, de 12 anos, foi atingida na cabeça e morreu no local. Um menino de 13 anos e um jovem de 18 anos também foram feridos. No mesmo ataque, Edson Ferreira de Oliveira, de 47 anos, foi atingido e não resistiu.
LEIA MAIS: Sobe para 16 o número de baleados no último fim de semana na Bahia
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).