'Patrik da Bomba', um dos criminosos mais procurados da Bahia, é preso em SP
"Patrik da Bomba" integrava a carta “8 de Espadas” do Baralho do Crime da Secretaria de Segurança Pública da Bahia
Patrik de Souza Silva, conhecido como “Patrik Bomba”, foi preso nesta quarta-feira (8) em Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo. Ele integrava a carta “8 de Espadas” do Baralho do Crime da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), que reúne os criminosos mais procurados do estado.

De acordo com a SSP-BA, Patrik era membro de uma facção com atuação em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), e é apontado por envolvimento em homicídios, tráfico de drogas e armas, lavagem de dinheiro e corrupção de menores.
A investigação policial indica que ele foi um dos executores da morte do comerciante Jailson da Encarnação Moraes, assassinado em janeiro de 2022, no bairro Verdes Horizontes, em Camaçari. Além deste crime, Patrik também responde por um duplo homicídio e é investigado por exercer função de gerência no tráfico de drogas dentro da organização criminosa.
O suspeito permanece detido e aguarda os trâmites para ser recambiado à Bahia. A captura foi realizada por equipes do Departamento de Polícia Judiciária da Macro São Paulo (Demacro), em apoio à unidade de Homicídios de Camaçari, responsável pelas investigações e pela solicitação das medidas cautelares.
Bahia é segundo estado mais violento do Brasil
A Bahia apareceu como o segundo estado mais violento do Brasil em 2024, de acordo com dados do Anuário de Segurança Pública. De acordo com o ranking, o Amapá lidera a lista dos estados mais violentos do Brasil, com uma taxa de 45,1 mortes por 100 mil habitantes. Em seguida, aparecem a Bahia (40,6), Ceará (37,5), Pernambuco (36,2) e Alagoas (35,4).

Crimes Violentos Letais Intencionais
Entre janeiro e junho de 2025, a Polícia Civil registrou 378 homicídios dolosos - quando há intenção de matar -, sendo que 95% das vítimas eram homens e 5% mulheres. Foram contabilizados ainda 10 casos de latrocínio (roubo seguido de morte).
+ Mortos em chacinas policiais crescem 235% no primeiro semestre de 2025
No índice de 2024 do Anuário de Segurança Pública, que mede homicídios e lesões graves com intenção de matar, Salvador apresentou taxa de 52, enquanto a média nacional é 20,4. No total, foram registradas 1.335 mortes violentas na cidade nesse período, representando quase 30% do índice nacional em apenas seis meses.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).