Polícia prende suspeito de planejar roubo de R$ 100 mil em escola em Salvador

Um homem apontado como mentor de um roubo a uma instituição de ensino no bairro de Paripe, em Salvador, foi preso

Por Da redação.

Um homem apontado como mentor intelectual de um roubo a uma instituição de ensino no bairro de Paripe, em Salvador, foi preso na segunda-feira (29). O crime ocorreu em 12 de julho deste ano, quando um grupo de homens invadiu o local.

Segundo as investigações, parte dos suspeitos estava armada e rendeu o vigilante do colégio. Durante a ação, foram levados diversos equipamentos, causando um prejuízo estimado em mais de R$ 100 mil. Entre os itens roubados estão aparelhos de ar-condicionado, equipamentos de informática, ferramentas e materiais elétricos, que foram transportados em um caminhão-baú utilizado pelo grupo.

Um homem apontado como mentor de um roubo a uma instituição de ensino no bairro de Paripe, em Salvador, foi preso. | Foto: Divulgação/ASCOM PCBA

As apurações foram conduzidas por equipes da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), que realizaram diligências de campo, análise de informações e cruzamento de dados até identificar o responsável por planejar e coordenar a ação criminosa. O investigado possui antecedente criminal por associação para o tráfico de drogas.

O mandado de prisão temporária foi cumprido na unidade policial especializada. O homem permanece custodiado e à disposição do Poder Judiciário. As investigações seguem em andamento para identificar e localizar os demais envolvidos, além de recuperar os bens subtraídos.

Segundo as investigações, parte dos suspeitos estava armada e rendeu o vigilante do colégio. | Foto: Divulgação/ASCOM PCBA

Crimes na Bahia

Dados do relatório da Polícia Civil sobre os crimes em Salvador no primeiro semestre de 2025 confirmam a capital baiana como a cidade mais violenta do país, de acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2024, obtido com exclusividade pelo Aratu On.

Nos primeiros seis meses de 2025, Salvador contabilizou 12.266 denúncias de furtos, ocorrendo principalmente em escolas, vias públicas, residências e estabelecimentos comerciais. A distribuição por gênero das vítimas foi de 46% homens e 42% mulheres, com o restante sem identificação.

No caso dos roubos, foram registradas 10.660 ocorrências, sendo 54% das vítimas homens e 43% mulheres. A faixa etária mais atingida está entre 35 e 64 anos, com mais de 1.500 denúncias.

Entre os roubos de transporte público, 188 casos ocorreram em ônibus. Furto e roubo de veículos totalizaram 3.120 registros.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.