Etiquetas eletrônicas: supermercado adota ação que faz preços mudarem sozinhos

Os preços dos produtos mudam automaticamente com as etiquetas eletrônicas nos supermercados nos EUA. O dispositivo ainda traz informações sobre os produtos

Por Rosana Bomfim.

Com o objetivo de agilizar as atualizações de preços, uma rede de supermercados americana adotou o uso de etiquetas eletrônicas em lojas de varejo. A tecnologia pode substituir as tradicionais etiquetas de papel nas prateleiras. Essas etiquetas digitais são pequenas telas de LED, LCD ou de tinta eletrônica instaladas diretamente nas prateleiras.

Além dos preços, podem exibir outras informações sobre os produtos, como descrições, códigos QR para experiências de compra interativas e até mensagens promocionais.

+ Superbahia 2025 promove inovações tecnológicas para supermercadistas

Etiquetas eletrônicas: os preços mudam sozinhos | Foto: Ilustração Pexels

+ Conheça ferramentas oficiais para não ser vítima de golpes financeiros

O funcionamento é baseado em tecnologia sem fio, com comandos enviados a partir de um sistema centralizado, em tempo real. O principal objetivo é permitir que preços e informações sejam alterados em poucos segundos, reduzindo o tempo de atualização e minimizando erros humanos. A proposta implica economia de tempo e recursos.

Etiquetas eletrônicas: benefícios para o consumidor?

Algumas empresas afirmam que as novas etiquetas podem trazer mais confiabilidade para o cliente, oferecendo uma experiência de compra mais eficiente e segura, com informações precisas sobre preços, disponibilidade em estoque e detalhes dos produtos. Isso ajuda a evitar contradições e divergências no momento da compra.

+ Edição da 'SuperBahia' prevê gerar mais de R$ 500 milhões em negócios

As redes de supermercados garantem que não pretendem aumentar os preços dos produtos ao longo do dia, pois acreditam que os consumidores reagiriam negativamente caso percebessem essas alterações. 

LEIA MAIS: 5ª Freijoada Franciscana acontece no fim de agosto; confira valores

Tecnologia traiçoeira

A tecnologia existe para facilitar a vida da população, tornando-a mais prática pela agilidade e praticidade. Mas nem sempre isso ocorre, pois certos elementos são mais complexos no manuseio do que poderiam ser. Portanto, sempre será bom consultar tutoriais ou manuais.

Além disso, quando o assunto é tecnologia, há ferramentas oficiais que ajudam a não cair em golpes financeiros, por exemplo.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.