Chuva continua e Defesa Civil de Salvador eleva nível de risco para alerta máximo
Com a continuidade do tempo chuvoso a Defesa Civil elevou o nível de risco para Alerta Máximo em Salvador
Por Dinaldo dos Santos.
Nesta quarta-feira (22), por conta da continuidade das chuvas, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) elevou o nível de risco de “atenção” para “alerta máximo”. Chove na capital baiana, desde o início da semana, aumentando o risco de deslizamentos de terra em áreas de encostas, já que o solo fica muito encharcado.
De acordo com a Codesal, há um acumulado de chuva acima 150 mm em 72h e previsão chuva forte a muito forte nas próximas horas.
Essa situação traz riscos iminentes de deslizamentos em algumas áreas. Equipes da Defesa Civil estão nas ruas monitorando as regiões mais afetadas e prestando assistência às famílias em situação de risco. Em caso de emergência, a população deve ligar para o 199.
.
As fortes chuvas e os ventos intensos que atingem a Bahia desde o início da semana devem persistir nesta quarta-feira (22), com previsão de rajadas chegando a 60 km/h durante a tarde.
De acordo com a meteorologia, a instabilidade no tempo deve se estender até a madrugada de quinta-feira (23), enfraquecendo gradualmente ao longo do dia.
A tendência é de que as chuvas continuem no fim de semana, porém com menor intensidade. Em Salvador, a previsão para sexta-feira (24) e sábado (25) indica céu nublado e possibilidade de chuva a qualquer hora. No domingo (26), a chance de precipitação cai para 20%, e as temperaturas devem variar entre 22ºC e 30ºC.
Como saber quanto choveu em seu bairro?
Quando chove em Salvador é comum vermos no Aratu On ou em outros veículos jornalísticos os detalhes de onde mais choveu na cidade, com diversos dados expressados em milímetros (mm) e em períodos de horas. Mas como é possível saber o quanto choveu em um bairro da capital baiana?
Não é por adivinhação ou usando um balde para captar a chuva e uma régua para medir; os dados são obtidos através de tecnologia. Isso por que a Defesa Civil de Salvador (Codesal) possuí equipamentos espalhados em diversos pontos da cidade — os pluviômetros — que medem a quantidade de chuva na localidade, a partir da seguinte regra:
Um equipamento eletrônico capta a água da chuva em um funil e essa quantidade que entrar equipamento é medida por sensores e contabilizada.
A partir daí, a quantidade de chuva acumulada no pluviômetro equivale à altura da chuva em 1 metro quadrado de base. Ou seja, se for informado que na região de Bom Juá, nas últimas 24 horas choveu 37,4mm é dizer que o acumulado de chuva medido pelo equipamento daquela região representa uma altura de 37,4 milímetros ou 3,74 centímetros.
Situação das chuvas na Bahia
O cenário chuvoso é consequência de uma frente fria que avança pelo estado desde o início da semana. As regiões Nordeste, Centro-Norte, Centro-Sul, Sul da Bahia e a Região Metropolitana de Salvador estão entre as mais afetadas.
Nesta terça-feira, o superintendente da Defesa Civil do Estado da Bahia (Sudec), Heber Santana, informou que segue em alerta e em monitoramento contínuo após as fortes chuvas registrada, desde o dia 19 de outubro em diversas regiões.
Foram identificados temporais com ventos fortes, descargas elétricas e quedas de energia em municípios do sul, extremo sul, Recôncavo e oeste baiano, com destaque para Jaguarari, que registrou acumulado de 150 mm.
A previsão indica continuidade das chuvas, especialmente no litoral e no Recôncavo, até esta quarta-feira (22/10).
“Todo o sistema de proteção e defesa civil, sob a orientação do governador Jerônimo Rodrigues, está acompanhando de perto e preparado para dar respostas, caso seja necessário. Seguimos em frente, confiando em Deus e cuidando da Bahia, dos baianos e das baianas”, afirmou o superintendente da Sudec, Heber Santana.
LEIA MAIS: Governo deve publicar edital para venda do antigo Centro de Convenções
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).