Veja como vai funcionar esquema de transporte para Lavagem do Bonfim

Transporte para a Lavagem do Bonfim terá mudanças em linhas de ônibus, reforço na frota, horários estendidos e serviços gratuitos de ascensores urbanos

Por Ananda Costa.

O transporte para a Lavagem do Bonfim contará com um esquema especial nesta quinta-feira (15), em Salvador, para atender o público que participa do tradicional cortejo entre o Comércio e a Colina Sagrada do Bonfim. 

Transporte para Lavagem Do Bonfim: Foto: Bruno Concha Secom

A operação prevê alterações temporárias nos itinerários de ônibus, ampliação da frota, horários estendidos e funcionamento gratuito dos ascensores urbanos. As mudanças começam a partir das 6h, com ajustes nas linhas que circulam pelas regiões próximas ao trajeto do cortejo.

Ônibus que saem do Largo do Tanque com destino à Liberdade, Avenida da França, São Joaquim, Calçada, Campo Grande, Comércio e Avenida Contorno terão alterações. Também serão impactadas linhas provenientes do Campo Grande e Vale do Canela com destino ao Comércio e à Calçada; do Aquidabã para a Avenida Suburbana, Campo Grande, Comércio e Avenida Contorno; da Avenida Suburbana, Península Itapagipana e Calçada em direção ao Túnel Américo Simas, Aquidabã, Campo Grande e Vale do Canela; além de linhas do Largo do Tanque e da Avenida Suburbana com destino à Península Itapagipana.

Ao todo, 19 linhas regulares vão operar com horário estendido até 0h, atendendo diretamente a área da Lavagem do Bonfim. Entre elas estão: Vista Alegre x Ribeira; Base Naval x Ribeira; Fazenda Coutos x Ribeira; Paripe x Ribeira; Ribeira/Bonfim x Campo Grande; Ribeira x Lapa; Fazenda Grande do Retiro x Ribeira; Ribeira x Federação; Ribeira x Barbalho/Fazenda Garcia; Massaranduba x Estação Hiper BRT; Ribeira x Estação Hiper BRT; Ribeira x Rio Sena/Avenida Santa Terezinha; Santa Cruz x Calçada/Bonfim; Vale das Pedrinhas x Vila Rui Barbosa; Cabula VI x Ribeira (R2); Terminal Acesso Norte x Ribeira; e Cajazeira 11 x Ribeira.

Para reforçar o transporte para a Lavagem do Bonfim, 36 ônibus reguladores ficarão posicionados no Largo do Papagaio, na Ribeira, das 13h às 22h. Na Estação da Lapa, outros 10 veículos reguladores atuarão no mesmo horário, com o objetivo de atender picos de demanda e reduzir o tempo de espera dos usuários.

Também haverá esquema especial para táxis e mototáxis. Filas de mototáxi serão organizadas no Largo de Roma e na Rua Imperatriz, nas proximidades do Colégio São José. Já os táxis estarão disponíveis ao lado da Praça Irmã Dulce, em área da Zona Azul, e próximo à saída do terminal do ferry-boat.

Durante a Lavagem do Bonfim, os ascensores urbanos vão funcionar gratuitamente, facilitando o deslocamento entre a Cidade Alta e a Cidade Baixa. O Elevador Lacerda, reinaugurado pela prefeitura, operará das 6h às 22h, enquanto o Elevador do Taboão funcionará das 6h30 às 18h30. Os planos inclinados Gonçalves e Liberdade/Calçada terão funcionamento das 6h às 19h, e o Plano Inclinado do Pilar, das 6h30 às 19h.

Mudanças no trânsito de Salvador para Lavagem do Bonfim

Foto: Bruno Concha Secom

A Lavagem do Bonfim, uma das manifestações religiosas e culturais mais tradicionais da Bahia, deve provocar uma série de mudanças no trânsito de Salvador até o próximo domingo (18). As alterações ocorrerão principalmente na Cidade Baixa e no entorno do bairro do Bonfim.

As mudanças já começam nesta quarta-feira (14), a partir das 19h, serão instaladas barreiras fixas e semi-fixas em dezenas de vias do Comércio, Cidade Baixa e bairros adjacentes. As intervenções incluem acessos à avenida Lafayete Coutinho, avenida Estados Unidos, avenida Jequitaia, Largo da Calçada, Caminho de Areia, Dendezeiros do Bonfim, Largo dos Mares, entre outros pontos estratégicos utilizados como rota do evento e áreas de contenção do tráfego.

Já na quinta-feira (15), a partir das 6h, serão implantadas barreiras móveis em vias do Comércio, Água de Meninos, Calçada, Uruguai, Roma e Bonfim, com bloqueios temporários e controle do fluxo conforme a movimentação do público e do cortejo religioso.

Esquema de segurança

Foto: PMBA

Polícia Militar da Bahia (PMBA), por meio do Comando de Operações Policiais Militares (COPPM), dará início nesta quinta-feira (8) à Operação Lavagem do Bonfim 2026. O esquema especial de segurança seguirá até o dia 18 de janeiro, com atuação intensificada no dia 15, data da tradicional Lavagem do Bonfim, uma das maiores manifestações religiosas e culturais do estado, que reúne milhares de pessoas em Salvador.

A operação contará com a participação de oito Comandos de Policiamento Regionais e Especializados, além da Academia da Polícia Militar (APM). Ao todo, serão empregados 27 Postos Elevados de Observação (PEO) distribuídos ao longo do trajeto da festa.

LEIA MAIS: Cobertura inédita do Aratu On alcança mais de 20 mil visualizações durante Lavagem do Bonfim

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.