José Mourinho no Vitória? Treinador é demitido após deixar pré-Champions
Mourinho deixa o Fenerbahçe com 62 jogos e receberá multa rescisória milionária
Por Lucas Pereira.
José Mourinho foi demitido do Fenerbahçe, da Turquia, após a equipe ser eliminada da fase de apuração da Uefa Champions League. O clube anunciou a demissão nesta sexta-feira (29), menos de 48 horas após a derrota para o Benfica por 1x0 pela pré-Champions.
O treinador português, de 62 anos, chegou ao clube em julho do ano passado e realizou 62 jogos no comando do Fenerbahçe — 37 vitórias, 14 empates e 11 derrotas. Apesar do projeto ambicioso da diretoria de voltar a ser relevante na Europa, o clube foi vice-campeão do Campeonato Turco e agora sequer chegou à maior competição internacional de clubes.
De acordo com a imprensa turca, o treinador irá receber cerca de 15 milhões de euros (R$ 95 milhões) por causa da demissão. O contrato de Mourinho com o Fenerbahçe, clube que tem os brasileiros Fred, além dos ex-Bahia Rodrigo Becão e Talisca, só se encerrava em 30 de junho de 2026.
O “Special One” fez sucesso nos anos 2000 e na primeira parte da década de 2010 ao conquistar duas Champions com Porto (2003/04) e Inter de Milão (2009/10), bem como diversos títulos nacionais por Chelsea, Manchester United e Real Madrid.
Um levantamento divulgado pelo site Front Office Sport em parceria com a Give Me Sport, empresa especializada em finanças e salários de atletas, listou os 10 técnicos mais bem pagos do mundo, com Mourinho na 8ª posição recebendo R$ 66,31 milhões anuais.
Quanto ao Vitória, o clube está sem treinador após a demissão de Fábio Carille devido à goleada histórica sofrida pelo Flamengo na última segunda-feira, pelo placar de 8x0. Rodrigo Chagas comanda o time interinamente.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).