Balanço do Carnaval: 3.500 objetos proibidos já foram apreendidos

Em coletiva de imprensa, Marcelo Werner divulgou o balanço do Carnaval: 3.500 objetos proibidos já foram apreendidos

Por, João Tramm e Matheus Caldas.

A Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) apresentou neste domingo (15) a segunda avaliação do Carnaval 2026, considerando também o período de pré-folia. O balanço aponta estabilidade nos índices gerais de criminalidade, com redução em alguns indicadores e reforço nas ações preventivas.

De acordo com os dados divulgados por Marcelo Werner, durante coletiva de imprensa, foram :

  • Mais de cinco milhões de pessoas passaram pelos 53 portais de abordagem instalados nos circuitos oficiais em três dias;

  • Mais de 3.500 objetos proibidos foram apreendidos pela Polícia Militar;

  • Uma arma de fogo foi impedida de entrar no circuito graças à atuação dos portais;

  • Houve redução superior a 30% nos crimes contra o patrimônio entre sábado e domingo;

  • Os índices gerais apresentam estabilidade, com queda em alguns registros.

Balanço do Carnaval: 3.500 objetos proibidos já foram apreendidos; Foto: Divulgação/Ascom-PCBA

Balanço do Carnaval: 3.500 objetos proibidos já foram apreendidos

Diante dos números, o secretário Marcelo Werner destacou a importância dos portais de abordagem como ferramenta de prevenção.

“Eu costumo sempre dizer: são 50 milhões de pessoas que já passaram pelos portais. Quando a gente registra a retirada de uma arma de fogo e mais de 3.500 itens proibidos que poderiam estar cometendo crime, a gente mostra o quanto é importante.”

Atualmente, segundo a SSP, o Carnaval conta com 2.500 câmeras distribuídas nos três circuitos oficiais de Salvador. O secretário anunciou que haverá ampliação do sistema, com remanejamento estratégico para áreas identificadas como “manchas criminais”.

“A cada ano buscamos aperfeiçoar os portais, o monitoramento, aumentar a quantidade de câmeras e efetivo policial. Hoje mesmo haverá remanejamento do videomonitoramento para pontos de maior concentração.”

Quer ser avisado primeiro sobre casos como este? Clique AQUI e entre no canal de segurança do Aratu ON no WhatsApp para receber notícias em tempo real.

O Centro Integrado de Comunicações funciona 24 horas por dia, auxiliando no monitoramento em tempo real e no despacho das equipes em campo.

Outras ocorrências

Além das ações preventivas, a SSP informou prisões registradas durante o terceiro dia oficial da festa:

O secretário afirmou que, em casos de maior repercussão, a prioridade é identificar os envolvidos e apresentá-los à Justiça. Ainda em coletiva de imprensa, nesta manhã, Werner afirmou que, apesar dos portais de segurança, os circuitos 'não são estéreis'. O secretário ainda pregou cautela ao comentrar

“Lamentamos profundamente que pessoas saiam de casa para agredir outras, seja com arma branca, arma contundente ou arma de fogo. Mas repito: quando acontece, nós vamos apresentar os responsáveis à Justiça.”

Werner reforçou que a segurança do Carnaval é resultado da integração entre atuação policial, tecnologia e colaboração da população.

“Mais de cinco milhões de pessoas circularam nesses três dias. Vamos continuar trabalhando para que não haja ocorrências dessa natureza e, quando houver, a resposta será rápida.”

Foto: Filipe Conceição

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.