Carnaval 2026 terá forte apoio a blocos afro, afirma Bruno Monteiro

Secretária Bruno Monteiro disse que tema ainda não está definido, mas Carnaval terá forte apoio a blocos afro e à diversidade cultural

Por Juana Castro.

"Um Carnaval de muito apoio aos blocos afro, à cultura identitária e à diversidade cultural". Assim será a folia de 2026, de acordo com o secretário de Cultura do estado da Bahia (Secult-BA), Bruno Monteiro. Em entrevista ao Aratu On, nesta sexta-feira (5), o gestor informou que o tema do Carnaval ainda não foi definido, mas que o governo estadual trabalhará sobre esses pilares.

Monteiro destacou que, independentemente do tema, a gestão estadual irá focar no apoio a atrações gratuitas e trios sem corda. Ele também reforçou a preocupação com os trabalhadores da folia, como catadores de materiais recicláveis, ambulantes e cordeiros, uma prioridade estabelecida pela gestão.

Secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro, na TV Aratu | Foto: Lucas Rosário/Secult-BA

Segundo o secretário, o Carnaval tem uma "agenda importantíssima para a Cultura, mas sobretudo para o desenvolvimento econômico, para a movimentação turística e tudo aquilo que a Bahia oferece de melhor".

Carnaval e dinamização do Centro Histórico

Na ocasião, Bruno Monteiro também falou sobre o Centro Histórico, afirmando que a agenda do governo para o local, sob o programa “Amor pelo Pelô”, vai além do Carnaval e se estende por todo o ano, com foco na diversidade cultural e no fluxo de pessoas. Assim, ele ressaltou a importância de um planejamento cuidadoso para o espaço.

“É um espaço histórico, com prédios tombados, que então precisa, obviamente, de um cuidado", afirmou. Para tal, reforçou que que isso é feito em diálogo com as áreas da segurança pública, a exemplo do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, mas que também precisa ser realizado em conjunto com a Prefeitura, com os órgãos de proteção do patrimônio, especialmente o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), que fica no Pelourinho.

A preocupação com a segurança e a superlotação nos circuitos tradicionais tem sido pauta constante para o governo do estado. No Carnaval de 2024, os circuitos Barra-Ondina, Campo Grande e até o próprio Pelourinho precisaram ser fechados em diferentes momentos devido ao excesso de foliões, uma situação que o governador Jerônimo Rodrigues já comentou, defendendo a criação de novos circuitos.

Carnaval 2025 no Pelourinho | Foto: Feijão Almeida/Govba

+ Jerônimo fala de Itapuã, Paralela e Cidade Baixa como opções para novo circuito de Carnaval

Carnaval de Salvador 2026 homenageará o samba

A Prefeitura de Salvador divulgou no final de julho o tema oficial para o Carnaval 2026: “110 Anos de Samba”. Trata-se de celebração ao registro da canção "Pelo Telefone", considerada o primeiro samba oficial do Brasil, em homenagem à cultura baiana e à casa da Tia Ciata, no Rio de Janeiro.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.