Credenciamento de veículos para o Carnaval tem baixa procura

O credenciamento de veículos para o Carnaval teve só 8% de procura até o momento

Por Lucas Pereira.

Faltando um mês do final do prazo, apenas 8% das pessoas que moram nas zonas de restrição do Carnaval de Salvador fizeram o credenciamento dos veículos para circulação no circuito. De acordo com a Transalvador, somente 2,6 mil imóveis — dos 33 mil estimados — fizeram o pedido.

O credenciamento de veículos para o Carnaval teve só 8% de procura até o momento. Foto: Bruno Concha/Secom PMS

O prazo foi aberto no dia 1º de setembro, e cada imóvel tem direito a registrar até dois veículos. O morador poderá acessar o site do órgão de trânsito para saber se sua residência está em uma das áreas de restrição da festa. Mais uma vez, o procedimento está ainda mais simples para o usuário que já fez o cadastro anteriormente. 

Como fazer o credenciamento de veículos para o Carnaval 2026

Para fazer a solicitação é preciso entrar no site da Transalvador e realizar a solicitação até o dia 23 de novembro. Quem já possui cadastro deve apenas confirmar os dados do veículo ou substituí-lo no sistema, usando o mesmo login e senha. Caso o morador não atualize as informações até 23 de novembro, precisará comparecer aos postos físicos — com datas e locais ainda a serem divulgados — para solicitar uma nova credencial.

Já quem nunca se cadastrou pode criar um registro no site informando o número do IPTU, CPF/CNPJ e um e-mail válido. Após o envio de um código de acesso ao e-mail, será possível cadastrar o veículo informando o Renavam e a placa.

Até o fim do prazo, é possível alterar as placas cadastradas. Depois disso, as trocas só poderão ser feitas presencialmente, mediante substituição do adesivo e apresentação do documento do novo veículo (CRLV).

As credenciais serão entregues exclusivamente nas residências dos moradores que fizerem o cadastro até 23 de novembro. Quem perder o prazo terá de retirar o adesivo em um dos postos físicos, embora possa preencher o cadastro on-line para agilizar o atendimento.

O Carnaval de 2026 contará com cinco áreas de restrição subdivididas em 12 subzonas, cada uma com credenciais específicas. Veículos não autorizados ou que circularem em subzonas diferentes da registrada serão autuados.

A infração é de natureza média, prevista no artigo 187, inciso I, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), e resulta em multa de R$ 130,16, além de quatro pontos na CNH.

Vale lembrar que desde setembro, o Carnaval de Salvador, um dos maiores eventos de rua do mundo, passou a ter reconhecimento oficial como manifestação da cultura nacional, após sanção do presidente Lula.

O prazo para o credenciamento de veículos para o Carnaval acaba em 23 de novembro. Foto: Divulgação/Transalvador

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.