Carnaval de Salvador se torna manifestação da cultura nacional; entenda

Romaria do Bom Jesus da Lapa também foi reconhecida como manifestação cultural nacional após Lei sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva

Por Ananda Costa.

O Carnaval de Salvador, um dos maiores eventos de rua do mundo, passou a ter reconhecimento oficial como manifestação da cultura nacional. A mudança foi estabelecida pela Lei Nº 15.196/2025, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (8).

+ Transalvador inicia credenciamento de veículos em áreas do Carnaval 2026

Carnaval de Salvador se torna manifestação da cultura nacional. Foto: Manu Dias / GOVBA

A sanção dá ao carnaval um selo de valor cultural, que consagra Salvador e celebra a contribuição de quem mantém viva a tradição que tornou a festa referência mundial

+ Concurso paga R$ 700 mil para decorar o Carnaval do Pelô 2026

O objetivo é garantir a continuidade das tradições que marcaram a história do carnaval baiano, como os blocos afro e o trio elétrico, além de reforçar sua importância econômica e turística.

“O Carnaval de Salvador é conhecido em todo o mundo. Com o reconhecimento, estamos dizendo ao mundo que o Brasil reconhece a importância de uma das experiências culturais mais potentes do planeta, uma festa que gera emprego, renda e que é um orgulho imenso para todos nós”, diz o ministro do Turismo, Celso Sabino.

Maior festa de rua do mundo 

Na edição de 2025, o evento movimentou mais de R$ 7 bilhões e atraiu cerca de 3,5 milhões de turistas à Bahia, sendo 850 mil apenas na capital. 

A expectativa do setor é que, com o reconhecimento, a festa ganhe maior visibilidade em programas federais de cultura e turismo, fortalecendo a cadeia produtiva que envolve músicos, trabalhadores informais, empresas e entidades culturais.

Carnaval 2026

Foto: Lucas Rosário/Secult-BA

"Um Carnaval de muito apoio aos blocos afro, à cultura identitária e à diversidade cultural". Assim será a folia de 2026, de acordo com o secretário de Cultura do estado da Bahia (Secult-BA), Bruno Monteiro.

 Em entrevista ao Aratu On, o gestor informou que o tema do Carnaval ainda não foi definido, mas que o governo estadual trabalhará sobre esses pilares.

Monteiro destacou que, independentemente do tema, a gestão estadual irá focar no apoio a atrações gratuitas e trios sem corda. Ele também reforçou a preocupação com os trabalhadores da folia, como catadores de materiais recicláveis, ambulantes e cordeiros, uma prioridade estabelecida pela gestão.

Romaria do Bom Jesus da Lapa também é reconhecida como manifestação da cultura nacional

Foto: Acervo do Santuário da Lapa

Além do carnaval, o governo sancionou a Lei 15.197/2025, que declara a Romaria do Senhor Bom Jesus da Lapa, no interior da Bahia, como manifestação da cultura nacional. 

A celebração religiosa, realizada anualmente entre 28 de julho e 6 de agosto, reúne cerca de 600 mil fiéis e é considerada uma das maiores do país.

Com o novo enquadramento, o poder público poderá implementar políticas de apoio aos romeiros, promover segurança durante o percurso, incentivar a realização dos atos religiosos e registrar a romaria no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

LEIA MAIS: Leo Santana é confirmado no Camarote Salvador na sexta-feira de Carnaval

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.