Carnaval: saiba como acessar 'botão' em casos de violência contra a mulher
Carnaval de Salvador: Saiba como acessar 'botão' que aciona forças de segurança em casos de violência contra a mulher
Por Da redação.
A Guarda Civil Municipal (GCM), a Polícia Militar da Bahia e a Polícia Civil lançaram um plano de segurança para o Carnaval de 2026, com foco especial na proteção e no acolhimento das mulheres. A inovação deste ano é a ampla implementação do “Botão Lilás”, um canal direto de comunicação e acionamento de apoio conectado ao Centro Integrado de Comando e Controle (CICC).
+ Governo cria WhatsApp para denuncias de racismo durante o Carnaval
A estrutura do CICC, localizada no CAB, reunirá em um mesmo espaço os três órgãos. O objetivo é otimizar o atendimento a ocorrências de gênero, agilizando a resposta e garantindo uma atuação conjunta e mais eficaz das forças de segurança. A operação será ininterrupta, com guarnições policiais dedicadas durante o dia e monitoramento 24 horas para todas as ocorrências.

“A integração é a palavra-chave para o sucesso desta iniciativa. Ao concentrarmos as forças de segurança em um único ponto de comando, como o CICC, e ao disponibilizarmos ferramentas diretas de acionamento, como o Botão Lilás, estamos encurtando o tempo de resposta e garantindo que as mulheres se sintam mais seguras e amparadas durante a folia. É um passo fundamental para que todas possam desfrutar do Carnaval com tranquilidade e respeito”, explica o Inspetor Geral da GCM, Marcelo Silva.
+ Carnaval de Salvador terá plantão 24h do Ministério Público da Bahia; veja postos
A coordenadora da Patrulha Guardiã Maria da Penha, Géssica Reis, pontua: “Queremos que todas as mulheres se sintam seguras e empoderadas para aproveitar o Carnaval de Salvador. O Botão Lilás e a presença ativa das nossas equipes são ferramentas para garantir que elas saibam que não estão sozinhas e que existe um suporte dedicado a elas.”
Como acessar o 'botão'
O Botão Lilás funcionará como um canal direto para acionar a Patrulha Guardiã Maria da Penha da GCM de Salvador. O contato poderá ser feito de forma discreta e rápida através do aplicativo de mensagens WhatsApp, no número (71) 98791-3420. Ao acionar o botão, um operador no CICC receberá a chamada em tela espelhada e direcionará a equipe de terreno mais próxima para o local, garantindo um atendimento ágil.

Além disso, uma viatura estará permanentemente na Casa da Mulher Brasileira, pronta para atender a quaisquer chamados feitos pelo Botão Lilás que não estejam diretamente ligados ao circuito do Carnaval, assegurando que o apoio esteja disponível mesmo fora da área de maior concentração da festa.
Para a secretária municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Fernanda Lordelo, a iniciativa representa um avanço na garantia de direitos. “O Botão Lilás é uma ferramenta fundamental para salvar vidas e fortalecer a rede de proteção às mulheres. Nosso compromisso é garantir que elas saibam que não estão sozinhas e que a Prefeitura de Salvador estará presente, com resposta rápida, acolhimento e encaminhamento seguro durante todo o Carnaval”, destaca.
Prevenção – A atuação de prevenção estará presente nas campanhas informativas sobre a violência contra as mulheres com distribuição de materiais entre os foliões.
A SPMJ realizará a campanha “A Rua é Delas” para o Carnaval 2026, mobilização de combate à violência contra as mulheres que envolve a distribuição de material informativo em diversos espaços, no transporte público e em QR codes espalhados pelo circuito.
Além disso, as medidas envolvem fluxos e protocolos permanentes com dez Postos de Saúde, especialmente com relação à violência sexual, e com as Salas de Acolhimento nos seis maiores camarotes do circuito Barra-Ondina.
A Casa da Mulher Brasileira vai funcionar 24h para atender as ocorrências dos circuitos do Carnaval que demandem abrigamento em razão da violência doméstica, familiar e sexual contra as mulheres e as ocorrências fora do circuito.
Salvador terá ônibus gratuitos no Carnaval 2026
A Secretaria de Mobilidade de Salvador (Semob) anunciou a criação do Buzu da Folia, serviço de ônibus gratuito durante o Carnaval 2026. O esquema contempla as linhas C010 – Lapa x Calabar e a nova C011 – Lapa x Garibaldi, que estreia neste ano como a principal novidade da operação.
+ Carnaval de Salvador tem pontos de Wi-Fi gratuito; saiba conectar
Ao todo, 136 veículos serão empregados nas duas linhas, com funcionamento 24 horas por dia, a partir das 12h do dia 12 de fevereiro até as 12h da Quarta-feira de Cinzas, em 18 de fevereiro. Cada um dos ônibus apresenta identificação lateral e frontal, além de bandeiras nos coletivos com o nome da linha e do serviço
Portais de acesso de veículos
Os portais de controle de acesso de veículos instalados pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) começam a operar a partir desta quinta-feira (12), primeiro dia oficial do Carnaval na capital baiana, com o objetivo de controlar a circulação nas áreas próximas aos circuitos da folia.
Ao todo, 16 portais de acesso de veículos estarão em funcionamento diariamente, sempre das 13h às 5h do dia seguinte, até a quarta-feira (18). Fora desse intervalo, entre 5h01 e 12h59, o tráfego será liberado, sem fiscalização eletrônica. Agentes de trânsito também atuarão nas principais barreiras para orientar os condutores.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).