Jerônimo celebra 3 anos sem mortes violentas nos circuitos do Carnaval

Carnaval chega ao terceiro ano consecutivo sem registro de mortes violentas nos circuitos oficiais, segundo balanço do governo estadual

Por, Matheus Caldas e João Tramm.

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) celebrou que o Carnaval completou, em 2026, três anos seguidos sem mortes violentas nos circuitos oficiais da festa. O dado foi apresentado durante o balanço das ações de segurança pública do Carnaval, nesta quarta-feira (18).

Ao comentar os números do Carnaval, Jerônimo lamentou uma ocorrência fatal registrada fora do contexto da folia, mas citou o cenário de tranquilidade nos circuitos.

“Nós sentimos muito por essas situações. Qualquer morte, qualquer ferido nos deixa muito consternado", pontuou.

Carnaval tem três anos sem mortes violentas

O secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, enfatizou que o Carnaval da Bahia alcança a marca histórica ao completar três anos consecutivos sem registros de mortes violentas nos circuitos, mesmo com aumento de público.

“Isso é um dado muito positivo que a gente registra. Tivemos, apesar do aumento do público, a estabilidade de todos os índices criminais, com muita inovação, muita tecnologia. Foram mais de 5 mil câmeras espalhadas em todos os circuitos, não só da capital, mas do interior do estado. 150 municípios tiveram carnaval do interior. Nenhum fato grave registrado nos carnavais do interior do estado”, detalhou.

Quer ser avisado primeiro sobre casos como este? Clique AQUI e entre no canal de segurança do Aratu ON no WhatsApp para receber notícias em tempo real.

Segundo o governo, o Carnaval mobilizou cerca de 15 milhões de foliões, volume equivalente a cinco vezes a população de Salvador. Para garantir a segurança no Carnaval, foram empregados aproximadamente 40 mil profissionais nos circuitos da capital e nos 150 municípios do interior que realizaram a festa.

Tecnologia reforça segurança no Carnaval

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, o desempenho do Carnaval também está associado ao uso intensivo de tecnologia. Mais de 5 mil câmeras foram instaladas nos circuitos do Carnaval na capital e no interior, além da ampliação do sistema de reconhecimento facial.

Os drones passaram a integrar o monitoramento do Carnaval, auxiliando tanto em ações de salvamento quanto em operações de segurança. Nos acessos aos circuitos do Carnaval, 53 portais de segurança resultaram na apreensão de 7.500 itens proibidos, aumento de quase 50% na eficiência das revistas.

“Tivemos a partir de uma atuação enérgica de nossas patrulhas da Polícia Militar e das ações de investigação dos policiais civis infiltrados no circuito, o aumento de pessoas presas em flagrante, pessoas que estavam ali causando lesão a terceiros ou cometendo crimes, né? E em especial crimes patrimoniais”, concluiu Marcelo Werner.

Marcelo Werner faz balanço do Carnaval | Foto: Wuiga Rubini/GOVBA

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.