Rainha do Carnaval de Salvador deixa recado: 'respeitem as mulheres'
Maria Eduarda Nunes, de 21 anos, é estudante de nutrição e foi eleita Rainha do Carnaval de Salvador no dia 2 de fevereiro
Por Júlia Naomi.
A Rainha do Carnaval de Salvador 2026 deixou um recado de apelo aos foliões durante sua participação na transmissão da Aratu Folia deste domingo (15). "O Carnaval de Salvador por si só já é uma festa maravilhosa, mas é preciso ter consciência. Vamos olhar para o próximo, principalmente respeitar as mulheres. E mulheres, procurem pontos de apoio também, vocês não estão sozinhas".

Em entrevista aos apresentadores Alex Lopes e Cissa Heeger, a estudante de nutrição Maria Eduarda Nunes, de 21 anos, comentou sua trajetória na seleção até se tornar a soberana do Carnaval de 2026 e destacou a responsabilidade inerente ao posto. "A realeza do carnaval não é somente sobre beleza. É também usar a nossa visibilidade e a nossa voz em prol disso [da defesa da vida das mulheres], que é uma pauta tão importante.
Eduarda Nunes comenta processo até se tornar Rainha do Carnaval de Salvador 2026
Moradora do distrito de Jauá, em Camaçari, Eduarda Nunes também aborda o valor pessoal de ocupar o posto, ao lado da 1ª Princesa Maria Lúcia Longuinho, de Feira de Santana, e da 2ª Princesa Mavinê Hebe, de Brumado. Ambas conquistaram o segundo e o terceiro lugar na competição, respectivamente. "Para a gente é uma honra poder estar representando a mulher baiana, o povo baiano, nessa grande festa popular que é o Carnaval de Salvador".
As vencedoras foram selecionadas dentre 25 concorrentes na primeira etapa, e 12 na final, realizada no Fiesta Bahia Hotel, no bairro do Itaigara, em Salvador, no dia 2 de fevereiro. O processo até a chegada ao pódio, para Eduarda, exigiu resiliência.

"O preparo antes [da competição], acredito que seja mais psicológico, porque é algo novo que você está tentando. [...] Então [eu pensava] será que eu vou passar? Será que eu não vou? Tanto aqui na seleção, eu nem fui bem votada. Aí fui para o final saí como a Rainha do Carnaval. Para mim é uma enorme honra. E tem sido isso", declara.
Eduarda Nunes conta que tem recebido muito amor do público da festa, com direito a "beijinhos, tchauzinhos e corações" por onde passa. Além disso, cumpre agenda de entrevistas, em um processo que considera uma verdadeira realização.
Pontos de apoio às mulheres no Carnaval de Salvador
Em diferentes pontos do circuito Dodô (Barra-Ondina), Osmar (Campo Grande) e Batatinha (Centro Histórico), estão distribuídos pontos de apoio em que são realizados serviços de proteção às mulheres. O chatbot do WhatsApp da Prefeitura (71 98791-3420) apresenta a localização do ponto mais próximo do folião por meio da função "Atendimento à mulher".
O mesmo chat apresenta o "Botão Lilás", recurso que permite o acionamento rápido de atendimento em casos de assédio ou situações de vulnerabilidade. Com a utilização deste canal, as mulheres podem acionar, por exemplo, a Guarda Civil Municipal, através da Patrulha Guardiã Maria da Penha, que irá encaminhar as vítimas para os locais de atendimento necessários, como unidades de saúde ou a Casa da Mulher Brasileira.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).