Grupo Aratu concorre em quatro categorias no Prêmio Sebrae de Jornalismo
Grupo Aratu tem finalistas no Premio Sebrae de Jornalismo
Por Da redação.
O Grupo Aratu concorre em quatro categorias no 12º Prêmio Sebrae de Jornalismo - Etapa Bahia, que acontece na noite desta terça-feira (9), no auditório da Federação das Indústrias do estado da Bahia (FIEB), em Salvador. São elas: "Texto", "Foto", "Áudio" e "Vídeo".
A jornalista Bruna Castelo Branco, segundo lugar na 10ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo - etapa Bahia, concorre com a reportagem ‘Kò sí ewé, kò sí Òrìṣà’: a vida das mulheres que catam folhas sagradas na Bahia. As fotos presentes nesse material, de autoria da repórter Anna Caroline Santiago, também disputam na categoria 'Fotografia'.
Anna também é autora da matéria "'Cafezinho': tradição resiste à modernização e abandono do ofício em Salvador", que concorre na categoria "Texto".
A última do Aratu On na categoria do "Texto" é a reportagem "Marias na Construção: mulheres que estão mudando o canteiro de obras", de Juana Castro, jornalista que integrou o 'Top 5' da premiação, na mesma categoria, em 2024.
+ Banho de Bahia: startup transforma dendê utilizado por baianas de acarajé em sabonetes
Também "Texto", o site Alô Juca conta com a matéria "Do interior ao empreendedorismo: conheça a história e força da mulher empreendedora na capital dos baianos", de Gabriel Filliph.
Já a rádio Antena 1 concorre na categoria "Áudio" com a reportagem "Do Amém ao Licor: o 'ora et labora' da economia do sagrado na capital baiana", da jornalista Luanne Ribeiro para o programa Linha de Frente.
Na categoria "Vídeo", a TV Aratu vai à disputa com série de quatro matérias sobre empreendedorismo. Todas foram ao ar no Aratu Notícias (AN), com produção de Gabriel Filliph e Taís Rocha e reportagens de Tayane Barros, Lícia Fontenele e Heyder Mustafá.
Confira abaixo:
- Empregabilidade e inclusão: Sorveteria emprega surdos e quebra barreiras
- Empreendedorismo afro: 15 milhões de negros são donos do próprio negócio
- Bahia tem mais de 800 Startups: Empresas focadas em tecnologias modernas
-
Empreendedorismo: Os novos micro e pequenos empresários realizam sonhos
Há, ainda, uma matéria da repórter Júlia Naomi, do Aratu On, na categoria "Jornalismo Universitário", intitulada "Criação de abelhas gera renda e promove sustentabilidade na Bahia". O texto também é assinado Ana Clara Batista e Andresa Correa. As três são estudantes da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Ufba).
12ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo - Etapa Bahia
A etapa baiana da premiação recebeu mais de 150 trabalhos de todo o estado. Ao todo, nesta noite, serão contempladas cinco categorias: jornalismo em texto, vídeo, áudio, foto e universitário. Serão reconhecidos os finalistas em 3º e 2º lugares com certificados, enquanto os vencedores receberão troféu, certificado e um tablet. O grande vencedor de cada categoria ainda concorrerá à etapa regional Nordeste, com possibilidade de disputar o prêmio nacional.
Encontro Baiano de Comunicadores
Antes da cerimônia de premiação, a partir das 18h30 desta terça-feira (9) acontece o 2º Encontro Baiano de Comunicadores, no auditório da Federação das Indústrias do estado da Bahia (FIEB), em Salvador. O painel conta com quatro jornalistas, incluindo Matheus Carvalho, gerente de conteúdo da TV Aratu.
O evento é exclusivo para profissionais da imprensa, comunicadores e convidados.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).