TV Aratu e Antena 1 são vencedoras do Prêmio ‘Mineração e Sustentabilidade’
A TV Aratu e a Rádio Antena 1 Salvador foram contempladas no Prêmio de Jornalismo “Mineração e Sustentabilidade” 2025
Por Lucas Pereira.
Reportagens da TV Aratu e da Antena 1 Salvador foram escolhidas vencedoras na edição 2025 do Prêmio de Jornalismo “Mineração e Sustentabilidade”, realizado pela Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) em parceria com o Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba), o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) e a Galvani. A cerimônia ocorreu nesta quarta-feira (29), no Centro de Convenções Salvador.

A matéria “Bahia: Reserva de Terras Raras”, exibida no Aratu Notícias, com produção de Taís Rocha, reportagem de Vitor Castro, imagens de Carlinhos Silva e edição de Adriana Machado, foi premiada em 2º lugar na categoria “Vídeo: Emissoras de TV e Documentário)".
Já o trabalho “A mineração urbana e a reutilização das terras raras: Um passo para o futuro da sustentabilidade”, exibido na Rádio Antena 1 e com reportagem de Luanne Ribeiro, foi a campeão na categoria “Áudio (Rádio e Podcast).
Em entrevista ao Aratu Notícias, a produtora Taís Rocha falou sobre os desafios de se fazer um jornalismo de qualidade e a alegria do reconhecimento:
“A gente sabe o quanto a gente dá duro todos os dias para entregar o melhor para a população que nos acompanha. A meta é sempre avançar e entregar sempre o melhor”, relatou.
Prêmio de jornalismo “Mineração e Sustentabilidade” 2025
Em sua primeira edição, o prêmio busca reconhecer e valorizar a cobertura jornalística que destaque as boas práticas e os desafios do setor mineral, relacionados à sustentabilidade e à preservação do meio ambiente.
A iniciativa visa mostrar como o setor de mineração tem adotado medidas para conciliar suas operações com a preservação do meio ambiente. Além disso, busca estimular e reconhecer reportagens que abordem, com profundidade, rigor e responsabilidade, as práticas sustentáveis na mineração, as soluções inovadoras, os desafios enfrentados e os caminhos possíveis para uma mineração mais responsável e alinhada às exigências do nosso tempo.

Outras premiações recebidas pelo Grupo Aratu
Em setembro, a TV Aratu e a Rádio Antena 1 Salvador também foram premiadas durante o 12º Prêmio Sebrae de Jornalismo - Etapa Bahia. Na categoria "Vídeo", a TV Aratu ficou em terceiro lugar com a matéria “Empregabilidade e inclusão: Sorveteria emprega surdos e quebra barreiras”, uma das quatro de uma série sobre empreendedorismo. O vídeo foi ao ar no Aratu Notícias (AN), com produção de Gabriel Filliph e Taís Rocha e reportagem de Lícia Fontenele.
Por sua vez, a reportagem "Do Amém ao Licor: o 'ora et labora' da economia do sagrado na capital baiana", da jornalista Luanne Ribeiro, venceu a categoria “Áudio”. Além de um troféu, a repórter ganhou certificado e um tablet. Pelo resultado, a produção irá disputar a etapa regional Nacional da premiação.
Já no começo do mês de outubro, o Grupo Aratu, através da Ei Mídia Exterior, foi um dos premiados no 24º Prêmio Central de Outdoor Nacional 2025. A premiação de terceiro lugar na categoria “Grandes Formatos”, foi conquistado com a Campanha Maio Amarelo, idealizada pela agência Tempo Propaganda para o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/BA), do Governo da Bahia.

Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).