Lucro da BYD despenca pela 1ª vez em 3 anos com guerra de preços na China
Maior fabricante de carros elétricos do mundo vê lucro cair quase 30% e pode não atingir meta ambiciosa de vendas em 2025; veja os dados
Por Rosana Bomfim.
A BYD, maior fabricante de carros elétricos do mundo e principal rival da Tesla na China, registrou queda em seu lucro trimestral pela primeira vez em mais de três anos. As informações foram divulgadas pela Reuters.
Entre abril e junho, a empresa teve lucro líquido de 6,4 bilhões de iuanes (cerca de US$ 894 milhões), o que representa uma queda de quase 30% em relação ao mesmo período do ano passado. Mesmo assim, a receita cresceu 14%, chegando a 200,9 bilhões de iuanes.
O resultado reflete os efeitos da chamada “guerra de preços” no setor automotivo, que tem reduzido as margens de lucro das montadoras. O governo chinês, inclusive, pediu que as empresas diminuíssem essa disputa acirrada, para evitar maiores prejuízos no mercado.
Meta difícil de alcançar
A BYD planeja vender 5,5 milhões de veículos em 2025, mas até julho havia entregue apenas 2,49 milhões – menos da metade do objetivo. Para analistas, a meta pode ser difícil de ser atingida.
Mesmo assim, especialistas acreditam que a montadora pode encerrar o ano com vendas entre 5 milhões e 5,2 milhões de unidades, ainda que abaixo da meta original.
Outro desafio é o endividamento: a relação dívida/ativo da empresa subiu para 71,1% no fim de junho, contra 70,7% no trimestre anterior.
Fique atento as oportunidades de emprego na BYD: saiba mais sobre as vagas de emprego.
LEIA MAIS: Morre o escritor Luís Fernando Veríssimo, aos 88 anos, em Porto Alegre
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).