Evento estudantil gratuito apresenta 600 projetos científicos da Bahia
Encontro Estudantil da Rede Estadual da Educação reúne 600 projetos científicos e 200 artísticos de toda a Bahia entre os dias 9 e 11 de dezembro
Por Júlia Naomi.
A Arena Fonte Nova é palco de 600 projetos científicos de toda a Bahia e mais de 200 projetos artísticos, com visitação gratuita e aberta ao público estudantil. A programação do evento tem duração de três dias, entre 9 (terça-feira) e 11 (quinta-feira) de dezembro, das 9h às 17h.

Evento premia projetos científicos da Bahia
O Encontro Estudantil da Rede Estadual da Educação reúne projetos de iniciação científica desenvolvidos por estudantes dos 27 territórios identidade da Bahia ao longo de todo ano. Cada um dos trabalhos passou por uma seletiva regional e concorre a uma premiação, a ser realizada na quinta-feira.
A iniciativa visa fortalecer vínculos, valorizar o protagonismo dos jovens e evidenciar a pluralidade de práticas pedagógicas realizadas nas escolas estaduais.
“A Fonte Nova vira a Casa da Educação Pública da Bahia, para mostrar para todo o estado tudo o que os nossos estudantes estão produzindo. São mais de 600 projetos de iniciação científica e mais de 200 projetos artísticos, tem arte visual, tem dança, tem teatro. É a grande festa da educação pública da Bahia”, afirmou a secretária estadual da Educação, Rowenna Brito, na abertura do evento.

Como visitar
Para participar, basta comparecer à Arena Fonte Nova durante os dias de realização do evento. O espaço foi dividido em sete sessões temáticas, com apresentações, painéis, oficinas e experiências interativas. São eles:
- Espaço Maker;
- Espaço Educar;
- Espaço Ciência;
- Espaço Arte;
- Espaço Jovem;
- Espaço Tecnologia;
- Espaço Juventudes.
A previsão da Secretaria de Educação do estado da Bahia (SEC) é que, ao longo dos 3 dias de realização, o evento receba 10 mil estudantes.

Serviço
O que? Encontro Estudantil da Rede Estadual da Educação
Onde? Casa de Apostas Arena Fonte Nova
Quando? 9 a 11 de dezembro de 2025, das 9h às 17h
Quem pode participar? O evento é aberto ao público estudantil
Saiba quando começa o período de matrícula da rede estadual da Bahia
A Secretaria de Educação (SEC) divulgou, nesta terça-feira (02), que o período de matrícula da rede estadual de ensino da Bahia ocorre entre 12 e 20 de janeiro de 2026. O processo de inscrição será realizado exclusivamente pela internet, pelo site Portal do Governo (ba.gov.br).
A SEC recomenda que os estudantes e responsáveis realizem um cadastro prévio na plataforma do governo do estado, a fim de proporcionar maior agilidade no procedimento de matrícula. É necessário enviar informações como CPF, data de nascimento, endereço, número de celular, e-mail e gênero. A confirmação do cadastro será feita por meio de um link enviado automaticamente para o e-mail informado.
Festival de tecnologia em Salvador une famílias em mostras interativas
Um festival de tecnologia em Salvador aproxima jovens e famílias à ciência, por meio de feiras, mostras e competições. A segunda edição do Festival SESI de Ciência, Tecnologia e Inovação tem programação gratuita e ocorre nos dias 12 e 13 de dezembro, na Escola SESI Djalma Pessoa, em Piatã.
Com uma proposta ampliada, esta edição reúne feira de iniciação científica, torneios de robótica e cubo mágico, laboratório de ciência interativa, oficinas, espaço kids, jogos de tabuleiro, além de apresentações culturais. Também haverá um concurso cosplay, que de acordo com a organização, promete animar o público e aproximar ainda mais a ciência do universo da criatividade.
O Festival tem como objetivo fortalecer a formação científica e tecnológica na Bahia e estimular o engajamento de escolas públicas e privadas em iniciativas inovadoras de aprendizagem.
Além disso, o evento busca difundir o conceito STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics) como eixo integrador de competências essenciais, entre elas pensamento crítico, solução de problemas, criatividade, inovação, comunicação e colaboração.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).