MEC planeja ampliar ensino integral e acesso à internet nas escolas até 2026
MEC trabalha para que em 2026 todas as regiões do país tenham matrículas em tempo integral na educação básica
Por Rosana Bomfim.
O Ministério da Educação (MEC) trabalha para que, até 2026, todas as regiões do país tenham matrículas em tempo integral na educação básica. A informação foi detalhada pela secretária de Educação Básica, Katia Schweickardt, em entrevista à Agência Brasil. Segundo ela, a cobertura atual já se aproxima de 90%, e a estratégia para consolidar a expansão do modelo deve ser definida ainda em dezembro deste ano.

Além da ampliação do ensino integral, a pasta aguarda os resultados dos exames nacionais de alfabetização, fundamentais para medir o avanço das políticas públicas voltadas à aprendizagem na idade certa. A meta do governo é alcançar 64% das crianças alfabetizadas na faixa etária adequada.
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A conectividade nas escolas também é um ponto considerado estratégico pelo MEC. O objetivo é garantir que 80% das unidades de ensino tenham acesso à internet com uso pedagógico até o fim de 2026 — atualmente, esse percentual é de 64%. Para a pasta, a ampliação da conectividade deve apoiar tanto práticas de ensino quanto processos de gestão e formação docente.

Outro foco do governo é consolidar o Programa Pé-de-Meia como política educacional permanente. A iniciativa, voltada aos estudantes do ensino médio, busca ir além do incentivo financeiro, fortalecendo o vínculo do jovem com a escola.
“É garantir que ele esteja lá, que ele esteja aprendendo, que ele passe de ano, que ele queira ir adiante”, destacou Schweickardt.
Lançado em outubro, o Compromisso Nacional Toda Matemática também está entre as prioridades para 2025. A proposta pretende articular as redes de ensino de forma semelhante ao pacto pela alfabetização na idade certa, reforçando a aprendizagem matemática como eixo estruturante da educação básica.
Com essas ações, o MEC pretende avançar em políticas estruturantes para melhorar a qualidade da educação no país e reduzir desigualdades no acesso e na aprendizagem.
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