MEC planeja ampliar ensino integral e acesso à internet nas escolas até 2026

MEC trabalha para que em 2026 todas as regiões do país tenham matrículas em tempo integral na educação básica

Por Rosana Bomfim.

O Ministério da Educação (MEC) trabalha para que, até 2026, todas as regiões do país tenham matrículas em tempo integral na educação básica. A informação foi detalhada pela secretária de Educação Básica, Katia Schweickardt, em entrevista à Agência Brasil. Segundo ela, a cobertura atual já se aproxima de 90%, e a estratégia para consolidar a expansão do modelo deve ser definida ainda em dezembro deste ano.

Educação Em Tempo Integral1

Além da ampliação do ensino integral, a pasta aguarda os resultados dos exames nacionais de alfabetização, fundamentais para medir o avanço das políticas públicas voltadas à aprendizagem na idade certa. A meta do governo é alcançar 64% das crianças alfabetizadas na faixa etária adequada.

+ Estudantes do ensino integral têm notas maiores no Enem, diz estudo

A conectividade nas escolas também é um ponto considerado estratégico pelo MEC. O objetivo é garantir que 80% das unidades de ensino tenham acesso à internet com uso pedagógico até o fim de 2026 — atualmente, esse percentual é de 64%. Para a pasta, a ampliação da conectividade deve apoiar tanto práticas de ensino quanto processos de gestão e formação docente.

MEC planeja ampliar ensino integral e acesso à internet nas escolas até 2026. | Foto: Divulgação Gov

Outro foco do governo é consolidar o Programa Pé-de-Meia como política educacional permanente. A iniciativa, voltada aos estudantes do ensino médio, busca ir além do incentivo financeiro, fortalecendo o vínculo do jovem com a escola.

“É garantir que ele esteja lá, que ele esteja aprendendo, que ele passe de ano, que ele queira ir adiante”, destacou Schweickardt.

Lançado em outubro, o Compromisso Nacional Toda Matemática também está entre as prioridades para 2025. A proposta pretende articular as redes de ensino de forma semelhante ao pacto pela alfabetização na idade certa, reforçando a aprendizagem matemática como eixo estruturante da educação básica.

Com essas ações, o MEC pretende avançar em políticas estruturantes para melhorar a qualidade da educação no país e reduzir desigualdades no acesso e na aprendizagem.

LEIA MAIS: Governo rejeita texto e reforça defesa pelo fim da escala 6x1

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.