Sisu 2026: confira quais os cursos mais ofertados pelas universidades

Com quase 275 mil vagas, confira quais os cursos mais ofertados pelas universidades públicas no Sisu 2026

Por Lucas Pereira.

Com inscrições abertas a partir do dia 19 de janeiro, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu 2026) oferece quase 275 mil vagas em instituições públicas de ensino superior do país. Ao todo, são 7.388 cursos oferecidos no país e você confere abaixo quais os cursos mais ofertados pelas universidades:

Com quase 275 mil vagas, confira quais os cursos mais ofertados pelas universidades públicas no Sisu 2026. Foto: Reproducacao/UFBA

Quais os cursos mais ofertados pelas universidades no Sisu 2026

O líder do ranking com 10.145 vagas disponibilizadas é o curso de Psicologia, seguido por Administração (9.462) e Matemática (9.332). Aparecem ainda no top-10 de cursos ofertados, de acordo com o Ministério da Educação (MEC), cursos como Direito, Medicina e Agronomia. Veja a lista:

Foto: MEC

Instituições com mais vagas

Outro dado compartilhado melo MEC foi o ranking das instituições com mais vagas oferecidas. A Bahia, terceiro estado com mais vagas disponibilizadas, é representado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), que oferta quase 6 mil vagas para ingresso. O Rio de Janeiro lidera com mais de 18 mil vagas, divididas entre a Universidade Federal (UFRJ) e a Universidade Federal Fluminense (UFF).

Veja:

Foto: MEC

Sisu 2026

O Ministério da Educação (MEC) divulgou quando começam as inscrições e o cronograma do Sisu 2026 (Sistema de Seleção Unificado), que terá novidades na edição do próximo ano. As inscrições podem ser feitas do dia 19 de janeiro de 2026 até às 23h59 do dia 23.

Os detalhes do edital trazem ainda que haverá somente uma chamada regular, que acontece em 29 de janeiro de 2026.

Ao todo, serão ofertadas 274,8 mil vagas em 7.388 cursos de 136 instituições públicas de ensino superior em todo o país. Como novidade dessa edição, o processo seletivo vai usar as notas do Enem 2023, 2024 ou 2025, desde que o candidato não tenha participado como treineiro e não tenha zerado a redação. Até a edição anterior, apenas estudantes que haviam realizado o Enem mais recente podiam concorrer às vagas.

Os candidatos poderão escolher até duas opções de curso, indicando instituição, turno, local de oferta e modalidade de concorrência. As vagas poderão ter início no primeiro ou no segundo semestre de 2026, conforme definição das instituições. O candidato não poderá escolher o semestre de ingresso.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.