'Cafonice': Compositor Manno Góes critica decoração de Natal em Salvador
Compositor Manno Góes critica decoração de natal em Salvador e a chama de cafona em suas redes sociais
Por Laraelen Oliveira.
O compositor Manno Góes, conhecido por sucessos do grupo Jammil e Uma Noites, utilizou as redes sociais para criticar a decoração de Natal instalada pela Prefeitura de Salvador no Centro Histórico. Para ele, os enfeites montados para o período festivo deste ano representam uma “cafonice”.

“A cafonice da ‘desdecoração’ de Natal do Centro Histórico de Salvador é o mau gosto do mau gosto”, escreveu o músico em uma postagem. No texto, Manno destacou elementos como um grande urso vestido de vermelho, artistas fantasiados com trajes verdes que imitam folhagens e diversas estruturas iluminadas espalhadas pelo circuito.
A crítica ocorre justamente no ano em que a gestão municipal ampliou o investimento na ornamentação natalina. Com o tema “Natal de Luz na Cidade que Brilha o Ano Inteiro”, a decoração estará aberta ao público entre 5 de dezembro e 6 de janeiro de 2026. O projeto inclui novos pontos iluminados e efeitos visuais distribuídos por diversas áreas do Centro Histórico.

Nos comentários da publicação, seguidores de Manno Góes apoiaram a crítica. “Que carrossel tenebroso”, disse uma internauta. “Aquele boneco cheio de planta tá indo pra guerra?”, questionou outra. Um terceiro comentou: “Aposto que custou milhões do dinheiro da Cultura e Turismo”.
Natal em Salvador: veja o planejamento para a decoração natalina da capital baiana
Apesar das críticas, a capital baiana também aposta em uma programação ampliada para o período. Um dos destaques será o show do sacerdote e cantor Frei Gilson, que se apresenta na Boca do Rio como parte das atrações natalinas organizadas pelo município.
Outra ação que promete movimentar o clima festivo é o tradicional tour dos caminhões natalinos da Coca-Cola, que passarão por cinco cidades da Bahia, incluindo Salvador, levando apresentações, luzes e atividades temáticas para moradores e turistas.
Entre as novidades, também alvo de reprovação por parte do compositor, está o corredor de luz com cascatas laterais ao longo de 1,3 km na Avenida Sete de Setembro, entre a Casa d’Itália e a Praça Castro Alves. A praça, que marca a entrada do percurso, ganhou ainda uma cortina de LED instalada no Palácio dos Esportes e no estacionamento, formando um espaço de imersão luminosa.
Leia também: ‘Dona Florinda’ critica série sobre Roberto Bolaños no “Domingo Legal”
Leia também: Lázaro Ramos conta que mãe já foi agredida por patroa: 'Era muito maltratada'
Leia também: Ex de Preta Gil publica deboche após comentário de amiga da cantora: 'Verme'
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).