BaVi: Confira onde assistir, escalações e detalhes de Vitória e Bahia
O BaVi desta quinta é válido pela 28ª rodada da Série A e tem pesos diferentes para Bahia e Vitória na competição
Por Lucas Pereira.
Nesta quinta-feira acontece o último BaVi do ano e esse clássico, em especial, se reveste de grande importância para Vitória e Bahia, devido às lutas pelos objetivos no Campeonato Brasileiro da Série A. Confira onde assistir, as possíveis escalações e detalhes do maior clássico do Norte/Nordeste do país.
Onde assistir ao BaVi desta quinta-feira
Marcado para esta quinta-feira (16), às 21h30, no Barradão, o BaVi válido pela 28ª rodada da Série A não terá transmissão em TV Aberta. Quem não for acompanhar o jogo nas arquibancadas do Manoel Barradas pode conferir imagens do confronto no Premier e no SportTV (assinatura).
Vale lembrar que o Vitória havia enviado um pedido à CBF para que o horário da partida fosse antecipada para às 19h30, porém, a entidade não acatou a solicitação e manteve o início do jogo para o horário definido anteriormente.
Operação especial de transporte para o BaVi
A Secretaria de Mobilidade (Semob) preparou uma operação especial de transporte para o clássico buscando garantir mais comodidade e segurança aos torcedores. A linha especial 1899 – Estádio Barradão – Estação Flamboyant vai operar com seis veículos, das 19h30 às 21h30 (com base na Estação Flamboyant) e das 23h30 à 0h30 (com base na Avenida Mário Sérgio), facilitando o deslocamento antes e após a partida.
Além disso, será implantado um ponto de táxi na rotatória em frente ao estádio, oferecendo mais uma alternativa segura e prática de deslocamento aos torcedores.
Como chega o Vitória
Dono da casa, o Vitória deve contar com mais de 27 mil torcedores para empurrar o time, que precisa reagir urgentemente na Série A se quiser evitar o rebaixamento. Vindo de uma derrota polêmica para o Vasco, por 4x3, o time de Jair Ventura ocupa a 17ª posição na tabela, com três pontos a menos que o Santos, primeira equipe fora da zona de rebaixamento.
O time tem um desfalque importante para o clássico, o zagueiro Lucas Halter, capitão do time, está suspenso após ser expulso no último jogo. Além dele, o centroavante Carlinhos também vai cumprir suspensão. Como ponto positivo, o atacante Fabri, que se recupera de lesão, foi relacionado e deve começar o jogo no banco de reservas.
Importante lembrar que a Polícia Militar liberou a realização do "Corredor Rubro-Negro", ação da torcida que acontece no momento da chegada do ônibus do clube ao Barradão. De acordo com a assessoria do Vitória, o momento time/torcida está previsto para às 20h.
Nesta quarta-feira (15), foi feito um treino aberto para a torcida do Vitória, no Barradão.
Como chega o Bahia
Após vencer o Flamengo, em plena Arena Fonte Nova, o Bahia ocupa a 6ª colocação na tabela da Série A com 43 pontos - três a menos que Mirassol, quarto colocado.
Para o BaVi, o técnico Rogério Ceni, terá um desafio considerável para escalar o time devido aos desfalques. O Bahia vai para o confronto com seis ausências confirmadas. Entre as ausências mais sentidas, Everton Ribeiro segue em recuperação após ser submetido a cirurgia, depois de um diagnóstico de câncer de tireoide.
O Bahia ainda tem Erick Pulga, Caio Alexandre, Luciano Juba lesionados; além de Willian José e Gilberto cumprindo suspensão por cartão. O treinador ainda aguarda uma definição sobre a situação de Ramos Mingo, Erick, Ruan Pablo e João Paulo, que estão em fase de transição física.
Esta sequência de lesões que assola o Esporte Clube Bahia em 2025 acendeu alerta para o Departamento Médico do clube, que aumentou a preocupação com o excesso no número de jogos disputados ao longo do ano.
Possíveis escalações do BaVi
VITÓRIA: Lucas Arcanjo; Raul Cáceres, Camutanga, Néris (Edu), Zé Marcos e Ramon; Baralhas, Ronald e Aitor Cantalapiedra; Erick e Renato Kayzer. Técnico: Jair Ventura
BAHIA: Ronaldo; Árias, David Duarte, Rezende e Iago Borduchi; Acevedo, Rodrigo Nestor e Jean Lucas; Ademir, Sanabria e Tiago. Técnico: Rogério Ceni
Arbitragem para o BaVi
A arbitragem do jogo terá o gaúcho Anderson Daronco (Fifa) no apito. A decisão da CBF gerou críticas por parte da torcida do Bahia devido às decisões do juiz no último clássico em que apitou, em 2016. Na ocasião, o Vitória venceu por 2x0 e encaminhou o título do Baianão na ocasião.
Equipe de arbitragem
Árbitro: Anderson Daronco (RS-FIFA)
Assistente 1: Luanderson Dias Santos (BA-FIFA)
Assistente 2: Daniella Coutinho Pinto (BA-FIFA)
Quarto Árbitro: Bruno Mota Correia (BA)
VAR: Rafael Traci (SC)
Assistente VAR: Herman Brumel Vani (SP)
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).