Campeonato Brasileiro: Confira rebaixados e classificados para Libertadores
Com o fim do Campeonato Brasileiro, são conhecidos os clubes rebaixados e os classificados para a Libertadores 2026
Por Lucas Pereira.
Após 38 rodadas, chegou ao fim a edição 2025 do Campeonato Brasileiro. Em uma despedida repleta de emoção, todos os 20 clubes conhecem seus destinos em 2026, após algumas reviravoltas importantes; confira agora os rebaixados e classificados para Libertadores e Sul-Americana.

Clubes rebaixados para a Série B
A disputa mais acirrada dessa reta final de Campeonato Brasileiro foi a luta contra o rebaixamento. Cinco clubes — Ceará, Fortaleza, Internacional, Santos e Vitória — brigaram para não ocupar as duas vagas restantes para se juntar a Sport e Juventude na Série B 2026.
A rodada começou com Vitória e Internacional na zona de rebaixamento.

Os baianos tinham que vencer o São Paulo, pois o empate não serveria para a manutenção na Série A. Além de conquistar os três pontos, era preciso que Fortaleza e Ceará ao menos empatassem e/ou o Santos perdesse para o Cruzeiro.
Com gol de Baralhas, o Vitória fez sua parte e quiseram os deuses do futebol que os rivais, com exceção do Santos, tropeçassem:
- Santos 3 x 0 Cruzeiro
- Ceará 1 x 3 Palmeiras
- Botafogo 3 x 2 Fortaleza
- Internacional 3 x 0 RB Bragantino.
Dessa forma, os cearenses levaram a pior e foram rebaixados. Vale lembrar que essa edição da Série A foi a com maior número de times nordestinos; eram 5. Desses, apenas Bahia e Vitória seguem na disputa em 2026, representando a região; caíram Sport, Ceará e Fortaleza, além do Juventude.
O Santos, de Neymar, ainda beliscou uma vaga na Copa Sul-Americana, após o Vasco tropeçar nesta reta final de competição.
Classificados para Libertadores e Sul-Americana
Do lado de cima da tabela, o Flamengo já havia conquistado o título da Série A e graças à conquista da Libertadores, garantiu vaga na Copa Intercontinental; tanto é que o time Sub-20 jogou contra o Mirassol, quarto colocado, no sábado (6), na última rodada.
Palmeiras e Cruzeiro também não lutavam por mais nada, pois já estavam consolidados na segunda e terceira colocações, respectivamente.
A briga boa estava pela última vaga do G5, grupo dos cinco clubes que vão para a Fase de Grupos da Libertadores 2026. Fluminense, Bahia e Botafogo disputavam ponto a ponta a posição.

Fluminense e Bahia se enfrentaram no Maracanã e quem vencesse ocuparia a 5ª posição ao final da rodada. Já o Botafogo, que recebeu o Fortaleza, que lutava para não cair, jogava para vencer e torcia para empate no confronto de Tricolores.
O Fogão até que fez sua parte, venceu por 3x2 e rebaixou os cearenses; mas, o Fluminense também venceu, com gols dos experientes Paulo Henrique Ganso e Thiago Silva, e ficou com a vaga.
Como o Cruzeiro ainda disputa a Copa do Brasil e em caso de vitória na competição o G5 vira G6, o Botafogo, comandado por Davide Ancelotti, ainda pode ir direto para fase de grupos da Liberta. O Bahia, por sua vez, ocupa a 7ª posição e vai para a pré-Libertadores pelo segundo ano consecutivo.
Para a Sul-Americana vão os times que terminaram entre a 8ª e a 14ª colocações. Porém, novamente, caso o Cruzeiro ganhe a Copa do Brasil, o São Paulo, o oitavo, vai beliscar uma vaguinha na pré-Libertadores. Senão, a Sula terá como representantes brasileiros em 2026:
São Paulo, Grêmio, Corinthians, Bragantino, Atlético-MG (atual vice campeão da competição), e Santos.
Confira a tabela final do Campeonato Brasileiro 2025:

Campeonato Brasileiro 2026
Com a mudança no calendário do Campeonato Brasileiro, oficializada pela CBF em outubro, os jogos do Brasileirão começarão já em janeiro e impactam diretamente nas competições regionais e estaduais.
Além de começar mais cedo, uma regra vai impedir que o Bahia, atual campeão da competição, dispute a Copa do Nordeste 2026; isso porque o clube vai jogar a pré-Libertadores, o que vai barrar a participação do clube na Lampions League.
Como não vai para competições internacionais, o Vitória disputará o Nordestão normalmente. Além disso, conforme antecipado pelo Aratu On, a Copa do Nordeste terá novo formato, aumentando de 16 para 20 clubes e reduzindo o número de datas de 13 para 10.
O formato prevê grupos de cinco times cada, com confrontos em turno único. Os melhores avançam para quartas, semifinais e finais em jogos eliminatórios.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).