Corinthians x Vasco: Confira onde assistir à final da Copa do Brasil
Corinthians x Vasco fazem a primeira partida da final da Copa do Brasil nesta quarta-feira, em São Paulo
Por Lucas Pereira.
O primeiro capítulo da final da Copa do Brasil acontece nesta quarta-feira (17): Corinthians x Vasco se enfrentam na Neo Química Arena, e será fundamental no encaminhamento da competição, que será definida no domingo (21).
Confira onde assistir à final da Copa do Brasil e os detalhes das equipes:
Onde assistir à final da Copa do Brasil
O jogo acontece às 21h30 (de Brasília) e terá transmissão em diversas plataformas. Na TV aberta, a partida será exibida na Globo; canais fechados; Premier e SporTV; no streaming, na Amazon Prime; e no youtube, no GE TV.
Vale lembrar que a final entre Corinthians x Vasco já havia sido prevista pela Inteligência Artitificial (IA), após uma consulta feita pelo Aratu On, na última semana.
Como chega o Corinthians
O Corinthians chega para o duelo após eliminar o Cruzeiro na semifinal. O Timão venceu a ida por 1 a 0, no Mineirão, e perdeu a volta por 2 a 1. Nos pênaltis, Hugo Souza garantiu a vitória por 5 a 4. Contudo, como mandante, o time não vence há três jogos, com empates com Juventude e Botafogo pelo Brasileiro.
Ainda assim, o time de Dorival Júnior confia em um tabu: na Neo Química Arena, o Alvinegro nunca perdeu para o Vasco, com sete vitórias e um empate. Em São Paulo, a freguesia se estende para 18 anos (desde 2007), com 11 triunfos e três empates.
Para o confronto, o técnico Dorival Júnior terá todo o elenco à disposição, podendo repetir a base que vem apresentando bom desempenho nas fases mais avançadas da competição.
Contudo, o Corinthians precisa estar atento ao número de pendurados, já que são oitos que podem perder o jogo decisivo: Rodrigo Garro, Matheuzinho, Gustavo Henrique, Hugo Souza, Maycon, Breno Bidon e André Ramalho
Como chega o Vasco
De volta a uma decisão nacional após 14 anos, o Vasco está bastante motivado para encerrar o jejum de título de expressão, que foi justamente a Copa do Brasil de 2011. O Cruz-Maltino chegou na final após eliminar o Fluminense, nos pênaltis, no Maracanã.
O Vasco não terá Lucas Píton, que se recupera de uma lesão no ligamento colateral do joelho esquerdo. Dessa forma, Puma Rodríguez será mantido na lateral-esquerda. O goleiro Daniel Fuzato retorna a lista de relacionados após se recuperar de uma infecção facial.
Possíveis escalações
CORINTHIANS: Hugo Souza; Matheuzinho, André Ramalho, Gustavo Henrique e Matheus Bidu; Maycon, Breno Bidon, André Carrillo e Rodrigo Garro; Memphis Depay e Yuri Alberto. Técnico: Dorival Júnior.
VASCO: Léo Jardim; Paulo Henrique, Cuesta, Robert Renan e Puma Rodríguez; Barros, Thiago Mendes e Coutinho; Nuno Moreira, Andrés Gómez e Rayan. Técnico: Fernando Diniz
A equipe de arbitragem será composta por:
Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (RS)
Auxiliares: Guilherme Dias Camilo (MG) e Rafael da Silva Alves (RS)
VAR: Daniel Nobre Bins (RS)
Copa do Brasil 2026
A partir de 2026, a Copa do Brasil vai dar duas vagas para a Copa Libertadores, de acordo com decisão da CBF, durante o Conselho Técnico da CBF, realizado no Rio de Janeiro. Dessa forma, haverá impacto direto no Campeonato Brasileiro da Série A.
No formato atual, o Brasileirão oferta seis clubes à principal competição continental, sendo quatro para a Fase de Grupos, e dois para a fase pré, etapa que o Bahia se classificou após o campeonato deste ano. Atualmente, a Copa do Brasil dá apenas ao campeão o direito de ingressar na fase de grupos da Libertadores.
Ainda segundo a CBF, há uma avaliação se a segunda vaga proveniente da Copa do Brasil será direta (fase de grupos) ou indireta (pré-Libertadores). Também está sob análise como proceder caso campeão e vice da Copa do Brasil estejam já classificados à Libertadores via Brasileirão. Vale lembrar que como o campeão da Libertadores ganha o direito de disputar a competição no ano seguinte, caso o time esteja no G6, aumenta-se uma vaga na Série A — este ano, o G6 virou G7

Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).
