Pelé 85 anos: Clubes prestam homenagens ao ‘Rei do Futebol’

No dia em que Pelé faria 85 anos, diversos clubes prestaram homenagens nas redes sociais ao "Rei do Futebol"

Por Lucas Pereira.

Na data em que Pelé completaria 85 anos, diversos clubes prestaram sua homenagem ao eterno “Rei do Futebol”, que impressionou gerações com toda sua arte e elegância com a bola nos pés. Santos, clube que defendeu 18 anos, a Seleção Brasileira e outros rivais como Flamengo e Corinthians, postaram em seus perfis oficiais nesta quinta-feira (23).

Foto: Fifa

Pelé morreu em dezembro de 2022, aos 82 anos, após ficar internado por cerca de um mês no hospital Albert Einstein, em São Paulo, tratando de um câncer. Na época, o Aratu On fez uma matéria mostrando a relação do "Rei do Futebol" com a Bahia. De acordo com a certidão de óbito do craque, a morte de Pelé foi causada por adenocarcinoma de cólon, broncopneumonia, insuficiência renal, e insuficiência cardíaca.

+O mundo lamenta a morte de Pelé e artistas prestam homenagens; confira

Eterno dono da Camisa 10 do clube, o Santos publicou um vídeo com momentos do Rei dentro e fora de campo, com a legenda: “A sua presença ainda está por toda parte. Nosso eterno Rei Pelé”.

 

 



O Flamengo, que tem Zico como grande craque da história, também reconheceu e homenageou os 85 anos que o "Rei do Futebol" completaria. "O Clube de Regatas do Flamengo reverencia o seu eterno legado e agradece por tudo que fez pela história do Futebol!":

 

A CBF também dedicou postagens ao maior atleta que vestiu a camisa da Seleção em mais títulos mundiais, só Pelé jogou quatro Mundiais e conquistou três.

 

 

O Vasco da Gama, o Sport Recife, além de clubes estrangeiros como o Leeds United e o PSG também homenagearam Pelé. Veja:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quem foi Pelé

Se vivo, Pelé, o

Edson Arantes do Nascimento nasceu dia 23 de outubro de 1940, na cidade mineira de Três Corações, filho de Celeste Arantes do Nascimento e João Ramos do Nascimento, conhecido como Dondinho, ex-jogador de futebol. 

O menino cresceu em Bauru (SP), para onde a família mudou em busca de melhores condições de vida. Já em São Paulo, seu talento para o futebol se desenvolveu. Os dribles e gols abriram oportunidades, e, com 15 anos, ele chegou ao lugar que mudaria sua trajetória: a Vila Belmiro, casa do Santos Futebol Clube. 

Pelo clube pelo estreou em 7 de setembro de 1956, marcando um gol contra o Corinthians de Santo André. Já aos 16, Pelé foi convocado para a Seleção Brasileira pela primeira vez, tendo marcado seu primeiro gol com a Amarelinha diante da Argentina.

Pelé estabeleceu inúmeros recordes. Aos 17 anos foi o mais jovem artilheiro do Campeonato Paulista, e com a mesma idade, convocado pelo técnico Vicente Feola, participou da Copa de 1958, na Suécia, entrando nos quatro jogos finais e marcando seis gols, um deles – o que dá o chapéu no zagueiro sueco e bate antes de a bola cair – considerado um dos mais bonitos de todas as Copas. 

Estabeleceu o recorde – ainda não superado – de 58 gols no Campeonato Paulista de 1958. A partir daí não passou uma temporada em que não conquistasse títulos e artilharias. Onze vezes artilheiro do Campeonato Paulista, uma façanha repetida por nove anos consecutivos, de 1957 a 1965.

Ele até hoje é o único jogador a conquistar três títulos mundiais (1962 e 1970 após o primeiro), com atuações que marcaram a história do esporte mais popular do mundo. Após encerrar os serviços prestados à Seleção Brasileira, ele ajudou a popularizar o futebol na terra do “soccer”, com uma passagem pelo New York Cosmos.

Pelé foi o primeiro jogador a alcançar a marca de mil gols, o único que se tem notícia de ter parado uma guerra com seu nome, tão especial que ficou marcado até pelos gols que não fez. Sua cerimônia de despedida aconteceu na Vila Belmiro, lar nos tempos de Santos.

Após a morte de Pelé, o Vitória fez uma homenagem ao ex-jogador. Os atletas entraram em campo com uma camisa branca com o dizer "Obrigado, Pelé", escrito em dourado e com a imagem do jogador santista ao fundo. Além do rosto do ídolo mundial, uma coroa acompanhava sua cabeça. Todos os 11 jogadores e membros da comissão técnica estavam caraterizados com a homenagem.  

Eternizado dentro de campo, Pelé ainda ficou marcado na Lingua Portuguesa após o dicionário Michaelis incluiu o nome do ídolo na edição digital dos exemplares, que poderá ser usado como sinônimo de 'excepcional'

Pelé, que completaria 85 anos hoje, atuou por Santos e New York Cosmos. Foto: Instagram

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.