Quem foi o campeão da Copa do Nordeste em 2024? Relembre a final e os destaques
Relembre quem foi o campeão da Copa do Nordest 2024 e outros destaques da competição
Por Lucas Pereira.
A Copa do Nordeste 2024 foi repleta de reviravoltas, jogos marcantes, eliminações precoces e uma final inédita definida nos pênaltis. Ainda tivemos cenas lamentáveis de um ataque a ônibus de uma das principais equipes do torneio. Mas você lembra quem foi o campeão da Copa do Nordeste 2024 e quais os destaques dessa edição?
Quem foi o campeão da Copa do Nordeste em 2024?
O campeão da Copa do Nordeste 2024 foi o Fortaleza, treinado na ocasião por Juan Pablo Vojvoda, melhor time nordestino da temporada, que ainda terminou o Campeonato Brasileiro em 4º lugar, conquistando vaga direta para a Libertadores.
A final contra o CRB aconteceu em partidas de ida e volta, no começo de junho. Na primeira partida, disputada na Arena Castelão em 5 de junho, o Fortaleza venceu por 2x0, com gols de Moisés e Lucero, e garantiu uma boa vantagem para a grande decisão, em Alagoas.
Mas como o futebol é fantástico, diante da torcida, no dia 9, no Estádio Rei Pelé, o CRB tratou de devolver o placar da ida com gols de João Neto, todos no segundo tempo, e levou a partida para os pênaltis.
Nas penalidades, brilhou a estrela de quem tinha, à época, dois títulos da Copa do Nordeste, e graças ao pênalti perdido por Anselmo Ramon, o Fortaleza converteu todas as cobranças, tendo Yago Pikachu como último batedor, e foi campeão da Copa do Nordeste 2024.
Time campeão e caminho até o título
O caminho do Fortaleza até se tornar campeão da Copa do Nordeste 2024 teve algumas oscilações desde à fase de grupos, sendo derrotado para o mesmo CRB, na segunda rodada, para o Ceará, maior rival, na sexta rodada e para o Vitória, na penúltima partida da Fase de Grupos.
Ainda nos primeiros jogos, o time cearense foi até a Arena Pernambuco onde empatou em 1x1 com o Sport. Na saída do estádio, o ônibus do clube foi atingido por pedras e rojões disparados por torcedores adversários, que acabaram ferindo diversos atletas, lembrando muito o incidente envolvendo o ônibus do Bahia, dois anos antes.
Os atletas atingidos foram: o goleiro João Ricardo, que teve um corte no supercílio; o lateral-esquerdo Gonzalo Escobar sofreu uma pancada na cabeça, um corte na boca e um outro corte no supercílio, os dois atletas precisaram sofrer suturas nos ferimentos. O lateral-direito Dudu, os zagueiros Titi e Brítez, e o volante Lucas Sasha foram feridos com estilhaços de vidro e tiverem que conter sangramentos.
Superado o incidente e classificado para o mata-mata, o Fortaleza atropelou os adversários que enfrentou:
- 5x0 no Altos-PI, pelas oitavas de final
- 4x1 no Sport, pelas semifinais
Artilheiros e craques da edição
A artilharia da edição 2024 da Copa do Nordeste também foi disputada entre Fortaleza e CRB. Moisés, do time cearense, com sete gols, foi o goleador; enquanto Anselmo Ramon, do time alagoano, ficou em segundo lugar, com cinco tentos anotados.
Já a Seleção da Copa do Nordeste, também não fugiu dessa disputa entre os dois times. O Fortaleza emplacou seis representantes, incluindo o de melhor técnico, enquanto o CRB teve cinco. O único atleta de fora foi o lateral Felipinho, do Sport. Bahia, que saiu nas semifinais, e o Vitória, que deixou a competição ainda na fase de grupos, não tiveram indicados.
Relembre a Seleção de 2024:
Gol - Matheus Albino (CRB)
Ld - Tinga (Fortaleza)
Z - Brítez (Fortaleza)
Z - Fábio Alemão (CRB)
Le - Felipinho (Sport)
MC - Zé Welison (Fortaleza)
MC - Falcão (CRB)
MC - Pochettino (Fortaleza)
MC - Gegê (CRB)
At - Moisés (Fortaleza)
At - Anselmo Ramon (CRB)
Técnico: Juan Pablo Vojvoda (Fortaleza)
Legado da campanha para a temporada 2025
A edição 2025 da Copa do Nordeste veio com duas mudanças importantes. A primeira aconteceu devido à dilatação do calendário da competição, ainda não tem previsão de finais. Normalmente às decisões acontecem ainda no primeiro semestre de cada ano.
Essa mudança nas datas aconteceu devido à pausa dada para a realização do Mundial de Clubes da Fifa, competição que foi um sucesso de audiência e público em geral.
A segunda mudança foi no formato de disputa. Com 16 clubes divididos em dois grupos. Diferentemente das edições anteriores, em que os grupos se enfrentavam, a edição 2025 da Copa do Nordeste teve confrontos entre os participantes de mesma chave.
Mesmo com as mudanças, a competição segue “extremamente relevante”, de acordo com o comentarista esportivo da TV Aratu, Caio Leony. Comentarista oficial das transmissões da Lampions League, ele aponta que um dos principais legados da competição é essa importância dada ao torneio.
“Mesmo com as mudanças, a Copa do Nordeste sendo extremamente relevante, não atoa os clubes têm levado a sério. Basta ver o Bahia, que colocou o time titular contra o Fortaleza e rodou o time na Copa Sul-Americana. O Vitória demitiu o Thiago Carpini após a eliminação. Então só mostra a força da Copa do Nordeste”.
Copa do Nordeste 2025: veja quem tenta repetir o feito
Sem Fortaleza ou CRB, o protagonismo da principal competição regional do país terá uma final inédita. De um lado, nas semifinais, estão Bahia e Ceará, que se enfrentam para definir a primeira vaga na decisão.
Do outro, CSA e Confiança, que nunca disputaram uma final de Copa do Nordeste, vão disputar pela chance de brigar pela “Orelhuda”, taça da competição.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).