Quem foi o campeão da Copa do Nordeste em 2024? Relembre a final e os destaques
Relembre quem foi o campeão da Copa do Nordest 2024 e outros destaques da competição
Por Lucas Pereira.
A Copa do Nordeste 2024 foi repleta de reviravoltas, jogos marcantes, eliminações precoces e uma final inédita definida nos pênaltis. Ainda tivemos cenas lamentáveis de um ataque a ônibus de uma das principais equipes do torneio. Mas você lembra quem foi o campeão da Copa do Nordeste 2024 e quais os destaques dessa edição?
Quem foi o campeão da Copa do Nordeste em 2024?
O campeão da Copa do Nordeste 2024 foi o Fortaleza, treinado na ocasião por Juan Pablo Vojvoda, melhor time nordestino da temporada, que ainda terminou o Campeonato Brasileiro em 4º lugar, conquistando vaga direta para a Libertadores.
A final contra o CRB aconteceu em partidas de ida e volta, no começo de junho. Na primeira partida, disputada na Arena Castelão em 5 de junho, o Fortaleza venceu por 2x0, com gols de Moisés e Lucero, e garantiu uma boa vantagem para a grande decisão, em Alagoas.
Mas como o futebol é fantástico, diante da torcida, no dia 9, no Estádio Rei Pelé, o CRB tratou de devolver o placar da ida com gols de João Neto, todos no segundo tempo, e levou a partida para os pênaltis.
Nas penalidades, brilhou a estrela de quem tinha, à época, dois títulos da Copa do Nordeste, e graças ao pênalti perdido por Anselmo Ramon, o Fortaleza converteu todas as cobranças, tendo Yago Pikachu como último batedor, e foi campeão da Copa do Nordeste 2024.
Time campeão e caminho até o título
O caminho do Fortaleza até se tornar campeão da Copa do Nordeste 2024 teve algumas oscilações desde à fase de grupos, sendo derrotado para o mesmo CRB, na segunda rodada, para o Ceará, maior rival, na sexta rodada e para o Vitória, na penúltima partida da Fase de Grupos.
Ainda nos primeiros jogos, o time cearense foi até a Arena Pernambuco onde empatou em 1x1 com o Sport. Na saída do estádio, o ônibus do clube foi atingido por pedras e rojões disparados por torcedores adversários, que acabaram ferindo diversos atletas, lembrando muito o incidente envolvendo o ônibus do Bahia, dois anos antes.
Os atletas atingidos foram: o goleiro João Ricardo, que teve um corte no supercílio; o lateral-esquerdo Gonzalo Escobar sofreu uma pancada na cabeça, um corte na boca e um outro corte no supercílio, os dois atletas precisaram sofrer suturas nos ferimentos. O lateral-direito Dudu, os zagueiros Titi e Brítez, e o volante Lucas Sasha foram feridos com estilhaços de vidro e tiverem que conter sangramentos.
Superado o incidente e classificado para o mata-mata, o Fortaleza atropelou os adversários que enfrentou:
- 5x0 no Altos-PI, pelas oitavas de final
- 4x1 no Sport, pelas semifinais
Artilheiros e craques da edição
A artilharia da edição 2024 da Copa do Nordeste também foi disputada entre Fortaleza e CRB. Moisés, do time cearense, com sete gols, foi o goleador; enquanto Anselmo Ramon, do time alagoano, ficou em segundo lugar, com cinco tentos anotados.
Já a Seleção da Copa do Nordeste, também não fugiu dessa disputa entre os dois times. O Fortaleza emplacou seis representantes, incluindo o de melhor técnico, enquanto o CRB teve cinco. O único atleta de fora foi o lateral Felipinho, do Sport. Bahia, que saiu nas semifinais, e o Vitória, que deixou a competição ainda na fase de grupos, não tiveram indicados.
Relembre a Seleção de 2024:
Gol - Matheus Albino (CRB)
Ld - Tinga (Fortaleza)
Z - Brítez (Fortaleza)
Z - Fábio Alemão (CRB)
Le - Felipinho (Sport)
MC - Zé Welison (Fortaleza)
MC - Falcão (CRB)
MC - Pochettino (Fortaleza)
MC - Gegê (CRB)
At - Moisés (Fortaleza)
At - Anselmo Ramon (CRB)
Técnico: Juan Pablo Vojvoda (Fortaleza)
Legado da campanha para a temporada 2025
A edição 2025 da Copa do Nordeste veio com duas mudanças importantes. A primeira aconteceu devido à dilatação do calendário da competição, ainda não tem previsão de finais. Normalmente às decisões acontecem ainda no primeiro semestre de cada ano.
Essa mudança nas datas aconteceu devido à pausa dada para a realização do Mundial de Clubes da Fifa, competição que foi um sucesso de audiência e público em geral.
A segunda mudança foi no formato de disputa. Com 16 clubes divididos em dois grupos. Diferentemente das edições anteriores, em que os grupos se enfrentavam, a edição 2025 da Copa do Nordeste teve confrontos entre os participantes de mesma chave.
Mesmo com as mudanças, a competição segue “extremamente relevante”, de acordo com o comentarista esportivo da TV Aratu, Caio Leony. Comentarista oficial das transmissões da Lampions League, ele aponta que um dos principais legados da competição é essa importância dada ao torneio.
“Mesmo com as mudanças, a Copa do Nordeste sendo extremamente relevante, não atoa, os clubes têm levado a sério. Basta ver o Bahia, que colocou o time titular contra o Fortaleza e rodou o time na Copa Sul-Americana. O Vitória demitiu o Thiago Carpini após a eliminação. Então só mostra a força da Copa do Nordeste”.
Copa do Nordeste 2025: veja quem tenta repetir o feito
Sem Fortaleza ou CRB, o protagonismo da principal competição regional do país terá uma final inédita. De um lado, nas semifinais, estão Bahia e Ceará, que se enfrentam para definir a primeira vaga na decisão.
Do outro, CSA e Confiança, que nunca disputaram uma final de Copa do Nordeste, vão disputar pela chance de brigar pela “Orelhuda”, taça da competição.
Uma pesquisa que permitiu avaliar as torcidas do Nordeste realizada, em 2024, pela CNN/Itatiaia/Quaest, apurou que Bahia e Sport possuem as torcidas mais fanáticas do país, 45% e 43%, respectivamente, de acordo com os próprios torcedores.
Intitulado “o Maior Raio-X do Torcedor” foi construído com 6.507 entrevistas presenciais ouvindo pessoas com 16 anos ou mais que se declararam amantes do esporte em 325 cidades brasileiras no período entre 29 de março e 2 de abril de 2023.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).