A saída da zona é logo ali! Vitória vence Santos por 1x0 e quebra tabus
Com gol de Matheuzinho, cobrando pênalti, o Vitória venceu o Santos por 1x0 e quebra tabus no Brasileirão
Por Lucas Pereira.
Rugiu o Leão! O Vitória venceu o Santos por 1x0, nesta segunda-feira, em jogo válido pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A. A partida foi marcada pela quebra de tabus e jejuns importantes para o Rubro-Negro baiano.
O Vitória chegou motivado após vencer o clássico BAVI e buscava quebrar o tabu de nunca ter vencido o Peixe na Vila, além de lutar contra um jejum importante nesta edição de Série A: ainda não havia ganho fora do Barradão. O Santos, por sua vez, buscava o segundo triunfo consecutivo para ganhar embalo na reta final do Brasileirão e abrir seis pontos do primeiro time no Z4, o próprio Leão.
O Vitória tinha muitos desfalques para a partida: Os atacantes Érick e Renato Kayzer, além do zagueiro Camutanga e o volante Dudu estão suspensos e não jogaram. Os titulares foram: Lucas Arcanjo; Cáceres, Edu, Lucas Halter, Zé Marcos e Ramon; Baralhas, Ronald, Aitor e Matheuzinho; Renzo Lopez.
Dono da casa, o Santos de Vojvoda começou com Brazão; Igor Vinicius, Frías, Luan Peres e Escobar; Arão, Zé Rafael, Rollheiser, Guilherme e Barreal; Lautaro Díaz.
Logo no primeiro minuto de jogo, o árbitro Rodrigo Klein marcou pênalti após lance envolvendo Edu e Lautaro Díaz. O VAR chamou e o juíz viu que o santista chutou o chão; penalidade anulada. O Santos tentava levar perigo em lançamentos e jogadas de velocidade, mas o Leão conseguia estar atento e anulava os lances de perigo. Em uma partida muito marcada pelas faltas, uma delas definiu os rumos do jogo: O goleiro Gabriel Brazão saiu estabanado numa bola lançada para área e acertou o atacante Renzo López. O VAR recomendou revisão e Rafael Klein marcou penalidade máxima aos 34 minutos.
Na bola foi Matheuzinho, vindo de uma temporada abaixo e com um incômodo jejum de gols; o camisa 10 não marcava há seis meses. Marcou e fez 1x0 para o Rubro-Negro baiano.
Gol do Vitória! Matheuzinho marca de pênalti na Vila Belmiro e imita comemoração de Neymar.#futebol #santos #vitória #brasileirao #ge pic.twitter.com/ETZTYQF9iL
— ge (@geglobo) October 21, 2025
O gol acordou o Santos e o time da Vila Belmiro veio pra cima, tentando com bolas paradas, mas sem grandes perigos para a meta de Arcanjo.
Na volta do intervalo, Jair Ventura precisou tirar Edu, que sentiu a posterior da coxa direita, e colocou Néris no jogo. Atrás no placar, o Santos foi para cima em jogadas rápidas e de bola cruzada. Somente o argentino Barreal perdeu duas finalizações, uma aos 4 minutos e outra aos 14, ambas sem direção.
A melhor chance do Peixe na segunda etapa foi com Guilherme; Igor Vinicius cruzou da direita e Guilherme se jogou de peixinho, mas não acerto a bola em cheio e mandou para fora. Jair tirou Matheuzinho, Baralhas, Aitor e Renzo López para as entradas de Lucas Braga, Willian Oliveira, Osvaldo e Carlinhos.
Aos 40, Ramon roubou a bola pela esquerda, acelerou e acionou Osvaldo, que tentou cruzar duas vezes; a bola sobrou para Lucas Braga, que teve a chance de matar o jogo, mas a bola chapada bateu na trave direita de Brazão.
O árbitro deu 6 minutos de acréscimo e o Santos se lançava ao ataque, buscando seus atacantes pelo alto. Aos 48 minutos, Rollheiser mandou do meio da rua e obrigou Lucas Arcanjo a mandar por cima da meta. Foi a última emoção da partida antes do apito final.
Recentemente, o atacante rubro-negro, Renato Kaizer, disse que acredita na volta por cima do time e na saída da zona de rebaixamento. “Eu sei que é uma luta difícil, mas não é impossível”.
E essa Vitória do Vitória teve grande importância na luta contra o rebaixamento. Com o resultado, o segundo triunfo seguido na competição, terceiro em quatro jogos, o Leão chega aos 31 pontos e cola no próprio Santos, primeiro time fora da zona. A distância para o Atlético-MG, 15º colocado, agora é de 2 pontos.
+Vitória anuncia rescisão com Romarinho e lesão grave de volante português
Agora, a equipe retorna para Salvador, onde se reorganiza para enfrentar o Corinthians (11º colocado, com 36 pontos), no sábado (25), às 16h, no Barradão.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).