Santos tem mais chances de rebaixamento que o Vitória, diz o UFMG
Segundo projeção da UFMG, apesar de ter um jogo a menos, o Santos tem mais chances de rebaixamento que o Vitória
Por Lucas Pereira.
O Santos tem mais chances de rebaixamento para a Série B que o Vitória, de acordo com a última atualização nas tabelas de probabilidades do Instituto de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Faltam cinco rodadas para o fim da Série A, mas o time paulista tem ainda mais um jogo a ser disputado, o confronto contra o Palmeiras, atrasado da 13ª rodada.

De acordo com a projeção da UFMG, com exceção do Sport, que tem 100% de chances de rebaixamento, Fortaleza, Juventude, Vitória e Santos possuem mais de 50% de possibilidade de descerem de divisão. Confira a tabela atual, ao fim da 33ª rodada e as respectivas probabilidades:
Internacional | 15º colocado com 37 pontos - 16,9% de chances de queda
Vitória | 16º colocado com 35 pontos - 51,9% de chances
Santos | 17º colocado com 33 pontos - 59,4% de chances
Juventude | 18º colocado com 32 pontos - 76,8% de chances
Fortaleza | 19º colocado com 30 pontos - 92,6% de chances
Sport | 20º colocado com 17 pontos - 100% de chances
Vale lembrar que o Vitória já teve 66% de possibilidade de ser rebaixado em setembro, após a 24ª rodada, quando perdeu para o Fluminense. O clube baiano melhorou seu desempenho após a chegada de Jair Ventura, justamente no confronto seguinte, contra o Grêmio, que terminou em 3x1 para o time gaúcho.
A virada de chave no Rubro-Negro baiano foi no jogo contra o Ceará, no Barradão, quando o time venceu por 1x0. Na partida seguinte, perdeu para o Vasco por 4x3 em um jogo marcado por polêmicas de arbitragem.
Depois, o time venceu o Bahia, por 2x1, e o próprio Santos, em plena Vila Belmiro, pelo placar de 1x0. Após perder para Corinthians e Cruzeiro, o Leão ganhou três pontos em cima do Internacional, adversário que também briga para não cair e aparece na 15ª colocação; resultado que tirou o time da zona de rebaixamento.
O último jogo do Vitória antes da Data Fifa foi o empate contra o Botafogo, em 0x0. A partida foi marcada por uma polêmica devido às declarações do CEO do time carioca, que acusou o Leão de escalar Lucas Halter de maneira irregular; versão que foi rebatida pelo presidente Fábio Mota.
Nas últimas rodadas da competição, Vitória e Santos têm desafios duros na luta pela permanência. Enquanto os baianos enfrentam Bragantino, Sport e Palmeiras, fora de casa; além de Mirassol e São Paulo, no Barradão. Já o Peixe pega Palmeiras, Mirassol, Sport e Cruzeiro, na Vila Belmiro; além de Inter e Juventude, fora.
LEIA MAIS: LEIA MAIS: Agora vai? Vitória depende das próprias forças para seguir na série A

Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).