Tetra da Libertadores projeta Flamengo para a Copa Intercontinental

Após conquistar o tetracampeonato da Libertadores, o Flamengo inicia a preparação para o novo formato da Copa Intercontinental, onde enfrentará campeões de outros continentes ao Paris Saint-Germain no Catar

Por Laraelen Oliveira.

O Flamengo vive dias de celebração e planejamento. No último sábado (29), em Lima, o Rubro-Negro venceu o Palmeiras por 1 a 0 e conquistou sua quarta Copa Libertadores, tornando-se o primeiro clube brasileiro a alcançar o tetracampeonato continental. O feito colocou o clube novamente em evidência no cenário sul-americano e, ao mesmo tempo, recolocou o Brasil no topo do continente: com o título flamenguista, o país igualou a Argentina em número de conquistas acumuladas na história da competição.

Com nova fórmula da Copa Intercontinental da FIFA 2025, Flamengo inicia corrida ao título mundial já em dezembro/Foto: André Durão

A final contra o Palmeiras, amplamente aguardada pelos torcedores e que mobilizou buscas sobre onde assistir à decisão, foi marcada pelo equilíbrio, mas o Flamengo mostrou superioridade estratégica para levantar a taça e reforçar sua hegemonia recente nas competições internacionais.

Agora, enquanto a festa pelo título ainda ecoa entre os rubro-negros, o clube já volta suas atenções para o próximo grande desafio, a Copa Intercontinental 2025, que será disputada em dezembro, no Catar, reunindo campeões de todos os continentes em um novo formato criado pela Fifa.

O caminho do Flamengo até a final

Para chegar à decisão, o Flamengo precisará superar duas fases eliminatórias. O primeiro compromisso será o Dérbi das Américas, no dia 10 de dezembro, às 14h (horário de Brasília), contra o Cruz Azul, campeão da Liga dos Campeões da Concacaf. A equipe mexicana, comandada pelo argentino Nicolás Larcamón, que trabalhou no Cruzeiro em 2024, assegurou a vaga ainda no início da temporada.

Essa etapa já trouxe problemas recentes para equipes brasileiras, em 2024, o Botafogo foi eliminado logo no primeiro confronto, ao perder por 3 a 0 para o Pachuca.

A final da Copa Intercontinental será disputada no Catar, mesma sede de edições recentes, com possível confronto contra o Paris Saint‑Germain/Foto: Divulgação/Fifa

Se avançar, o Flamengo enfrentará o Pyramids, do Egito, campeão africano que já entrou em campo duas vezes pelo torneio. Esse duelo compõe a etapa chamada Copa Challenger, que reúne representantes da África, Ásia e Oceania antes da entrada dos campeões sul-americano e da Concacaf.

O vencedor desta semifinal garantirá vaga na decisão contra o Paris Saint-Germain, campeão europeu de 2025. Após conquistar sua primeira Champions League ao golear a Inter de Milão por 5 a 0 na final de maio, o clube francês estreia diretamente na decisão da Copa Intercontinental, segundo o novo regulamento da competição.

A final está marcada para 17 de dezembro, às 14h, no Al Rayyan Stadium, palco de todos os jogos da etapa decisiva do torneio no Catar.

Leia também: Ana Marcela vence Travessia Mar Grande–Salvador em retorno após 10 anos

Leia também: Corrida do Pepe 2025 será 'uma das melhores edições', promete diretor

Leia também: Lula assina PLs para criar universidades federais Indígena e do Esporte

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.