Vitória vai cair? Confira o que o Leão precisa fazer para não ser rebaixado

Vitória tem 57,9% de risco de rebaixamento, segundo a UFMG, e precisa reagir nas oito rodadas finais da Série A

Por Lucas Pereira.

A vida do Vitória na Série A do Campeonato Brasileiro se encaminha para o derradeiro desfecho em 2025. Faltando oito jogos para o final da competição, o time tenta fugir da zona de rebaixamento e terá confrontos decisivos se quiser permanecer na elite.

Após a derrota para o Corinthians, sofrida no último sábado, pelo placar de 1x0, no Barradão, o time de Jair Ventura está em uma situação complicada. Confira o que o Leão precisa fazer para não ser rebaixado.


Vitória tem 57,9% de risco de rebaixamento, segundo a UFMG, e precisa reagir nas oito rodadas finais da Série A. Foto: Victor Ferreira/EC Vitória

Chances do Vitória cair de divisão

 De acordo com as estatísticas do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), as chances de rebaixamento do clube baiano são de 57,9%. Atualmente, apenas Sport (99,95%), Juventude (93,8%) e Fortaleza (78,8%) tem mais chances de queda que o Rubro-Negro baiano.

 Santos e Internacional, clubes que estão acima do Vitória na tabela, aparecem com 35,4% e 10,2% de rebaixamento, respectivamente.

 

Atualmente na 17ª posição, o Vitória é o primeiro time na zona das equipes que vão cair. Foto: Reprodução/CBF

 

Como fugir do rebaixamento

 Nos próximos oito jogos na Série A, o Vitória terá o apoio da torcida em metade deles, o que é um grande ponto para o time, visto que das 7 partidas ganhas no campeonato, 6 foram no Barradão. O ponto complicado é que, com exceção do Internacional, os demais adversários que virão desafiar o time em Salvador estão na primeira parte da tabela, brigando por competições internacionais: Botafogo, Mirassol e São Paulo.

Fora de casa, o Leão vai precisar rugir mais alto que os adversários, pois terá lutas duras pela frente. Metade dos jogos será contra duas equipes que estão no pelotão de frente da Série A, brigando por título: Cruzeiro, já neste final de semana, e Palmeiras, no dia 3 de dezembro. Entre eles, o Vitória visita ainda o Bragantino, que luta para ficar longe da zona, e o Sport, matematicamente rebaixado.

Nos jogos do primeiro turno contra os oito adversários, o Vitória venceu somente um jogo, contra o Bragantino. Nos demais, foram cinco empates e duas derrotas, para Inter e São Paulo.

O Santos, principal rival do Leão nessa luta contra o rebaixamento, com um ponto a mais, possui um jogo a menos que o Rubro-Negro, o duelo atrasado da 13ª rodada, contra o Palmeiras, que vai ocorrer dia 15 de novembro. Ou seja, entre o dia 1º e o 16, os paulistas terão quatro jogos, enquanto os baianos vão jogar três vezes.

Além disso, o Peixe terá uma sequência de jogos mais ingrata que o Vitória; vai pegar Fortaleza (1º), Palmeiras (6), Flamengo (9) e Palmeiras, novamente, no dia 15. Se o Vitória quiser escapar da zona de rebaixamento precisa pontuar mais vezes que o rival direto e isso passa por vencer os dois confrontos em casa, no período, e tentar tirar pontos do Cruzeiro, no Mineirão. 

A partida contra a equipe de Bragança Paulista fez com que o Leão deixasse a zona de rebaixamento, ainda que momentaneamente, naquele momento. Se tudo correr bem para o time baiano, é possível já estar fora da degola no próximo confronto entre esses times, no dia 19 de novembro.

Leia mais: Bahia no Brasileirão: Confira chances de ida à Libertadores

Para não cair, o Vitória precisa vencer os confrontos, especialmente no Barradão, com a força da torcida. Foto: Victor Ferreira/EC Vitória

Confira a sequência de jogos do Rubro-Negro:

1/11 - Cruzeiro (F)

5/11 - Internacional (C)

9/11 - Botafogo (C)

19/11 - Bragantino (F)

23/11 - Sport (F) 

30/11- Mirassol (C)

3/12 - Palmeiras (F) 

7/12 - São Paulo (C)

O Vitória terá oito jogos para evitar cair para a Segunda Divisão. Fotos: Victor Ferreira/EC Vitória

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.