Mãe e filha constroem casa com 8.000 garrafas de vidro e viralizam
Mãe e filha constroem uma casa com 8.000 garrafas de vidro e viralizam devido ao símbolo de resistência feminina e inovação sustentável no litoral pernambucano
Por Laraelen Oliveira.
Em Itamaracá, ilha do estado de Pernambuco, moram Edna e Maria Gabrielly Dantas, mãe e filha, que ficaram conhecidas por transformar resíduos, principalmente garrafas de vidro, em soluções criativas e sustentáveis para o grave problema do lixo nas praias, como a construção de uma casa utilizando garrafas de vidro e madeira reciclada.

Projeto Casa de Sal
O projeto Casa de Sal iniciou-se a partir de um desejo de Edna em enfrentar o acúmulo de lixo crescente nas praias, durante a pandemia. Junto com sua filha, decidiram construir uma casa sustentável utilizando garrafas de vidro e madeira reciclada.
Durante dois anos, mais de 8.000 garrafas foram incorporadas à estrutura da residência. Entre os produtos utilizados, se destaca o uso de tabiques de paletes e telhas feitas a partir de tubos de pasta de dentes, além de móveis e revestimentos criados a partir desses resíduos.

O projeto Casa de Sal levanta debates sobre moradia digna no Brasil, visto que, de acordo com a Pesquisa de Monitoramento de pessoas em situação de rua, houve um aumento de 25% entre dezembro de 2023 e dezembro de 2024, com um total de cerca de 327.925 pessoas nessa condição.
Além disso, o projeto expressa uma mudança necessária em relação à reutilização de materiais e sustentabilidade. Sua existência também provoca uma reflexão sobre valores ligados ao consumo e aos resíduos urbanos.

Planos ambientais e inovação: veja iniciativas para promover a sustentabilidade na Bahia
Salvador ganhou destaque internacional ao ser reconhecida entre as onze cidades do mundo que obteve maior redução de Gases de Efeito Estufa (GEE), sendo a única da América Latina. A capital baiana conseguiu alcançar uma redução superior a 30%.
Nesse cenário, o TikTok e o cantor Gilberto Gil firmaram parceria em iniciativa de conscientização focada "sobre o reflorestamento e o impacto positivo de uma alimentação saudável no clima". A campanha, batizada de Refloresta Com Gil, promete plantar uma árvore para cada vídeo publicado na plataforma que utilize o áudio oficial da ação.
A Prefeitura de Salvador promoveu um encontro com atualizações climáticas em meio aos debates da COP 30, maior evento de sustentabilidade mundial. Com isso, Salvador inicia a atualização do Plano Climático e regulamenta o Fundo Ambiental.
Leia também: AL-BA leva debate sobre o VLT de Salvador ao Subúrbio
Leia também: Cinema gratuito em Salvador: veja imagens do projeto no Centro Histórico
Leia também: Solar Boa Vista em Salvador: Obras de estabilização estrutural vão começar
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).