Descoberta da NASA em Marte pode indicar sinais de vida antiga; confira
Vida em Marte? Cientistas acreditam terem encontrado evidências biológicas no planeta vermelho
Por Rosana Bomfim.
A NASA anunciou nesta quarta-feira (10), ter identificado marcas em formato de “manchas de leopardo” em uma rocha coletada pelo robô rover Perseverance, em Marte. Cientistas acreditam que elas podem representar sinais de vida microbiana antiga.
O estudo sobre a descoberta foi publicado na revista Nature. O material foi extraído de uma rocha chamada Cheyava Falls e recebeu o nome de Sapphire Canyon.
De acordo com a NASA, a análise revelou minerais como vivianita e greigita, associados na Terra à atividade biológica. A combinação química sugere potenciais bioassinaturas, embora os cientistas ressaltem que processos não biológicos também poderiam explicar a formação dos minerais.
“É o mais perto que já chegamos da descoberta de vida em Marte”, afirmou Sean Duffy, administrador interino da NASA, destacando que a agência seguirá investigando com rigor científico.
A descoberta surpreendeu pesquisadores, porque envolve rochas sedimentares relativamente jovens, indicando que Marte pode ter sido habitável por mais tempo do que se pensava.
O rover chegou às Cataratas de Cheyava em 2024, dentro da Cratera Jezero, e até agora coletou 27 amostras de rochas. Segundo a NASA, as análises fazem parte de uma estratégia para compreender a habitabilidade do Planeta Vermelho e preparar futuras missões humanas.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).