Vale o hype? conheça o fenômeno da Canoa Havaiana que invade Salvador
Aratu On embarcou com o Clube Nalu Waa para entender o fenômeno da Canoa Havaiana e o que é preciso para encarar as águas da capital
Por Da redação.
O novo "pico" de Salvador vai pela Praia da Preguiça, mas o ritmo por lá é tudo menos lento. O local se consolidou como o ponto de encontro oficial para veteranos e curiosos, no caso do Aratu On, que entrou no hype da Canoa Havaiana.
O cenário, que mistura mar calmo e vista urbana, atraiu iniciantes em busca de uma experiência diferente sobre as águas da Baía de Todos-os-Santos. O Aratu On embarcou com o Clube Nalu Waa para entender por que o esporte virou febre e o que é preciso para encarar as águas da capital.

+ Verão começa com onda de calor: veja riscos e saiba como se proteger
O treino começa na areia
Antes de sentir o balanço do mar, o treino começa na areia. Os instrutores ensinam o "beabá" para quem sonha em ser o próximo Isaquias Queiroz. A postura do braço e a pegada no remo são cruciais, mas o segredo está no ouvido: o comando "Hip!".
Comum no Brasil como o grito de guerra "Hip, Ho!", o termo serve para coordenar a troca simultânea do lado da remada. É a sincronia que mantém o equilíbrio e a velocidade, de quem embarca na canoagem.
Opções de passeio
O clube oferece experiências distintas para cada momento do dia:
- Manhã: Foco no Forte São Marcelo, contornando o cartão-postal em frente ao Terminal Náutico.
- Tarde (A escolha do Aratu On): Uma travessia de 6km (ida e volta) com destino ao Mahi Mahi, no Corredor da Vitória, com direito a um dos poros do sol mais disputados da cidade, visto de dentro da água.
Observação: Independentemente do trajeto, o valor é fixo: R$ 70,00 por pessoa.

Com capacidade para até 27 pessoas por saída (25 remadores e 2 instrutores), a equipe liderada pelos jovens Ana Cecília de Castro e Luís Gustavo Mota, ambos de 21 anos. "Recebemos de crianças a idosos. Trabalhamos com PCDs , pessoas surdas, cegas e amputadas", destaca Ana Cecília.
A dupla, que integra a primeira turma de aprendizagem de Remo do Brasil, traz no currículo cursos de Libras e salvamento aquático, herança de um projeto social que nasceu na própria Praia da Preguiça através da Associação de Remo de Salvador.
Clube Nalu Waa
-
Onde: Praia da Preguiça, Av. Contorno.
-
Quando: Segunda a domingo (manhã e tarde).
-
Quanto: R$ 70,00.
-
Público: Aberto a todas as idades e níveis de experiência.
Leia também: Influencer dá dicas para o verão de Salvador no Aratu Tá On
Milena Lima, criadora do @vocesconhecem, tem mais de 100 mil seguidores apaixonados por dicas de como curtir a cidade. Especialista em roteiros personalizados, expedições e experiências que conectam pessoas a novos lugares , seja em viagens pela Bahia ou em passeios dentro da própria capital.
+ Verão em Salvador: prefeitura divulga principais festas da cidade
+ Pôr do Som, Iemanjá e Bonfim: veja programação do Verão da Bahia 2026
No episódio, Milena será convidada para compartilhar dicas diferentes para curtir o verão soteropolitano: praias para quem gosta de tranquilidade, lugares ideais para quem quer agitação, opções gastronômicas imperdíveis e aquele roteiro certo para aproveitar ao máximo o período de sol.
Além disso, ela fala sobre suas expedições, os passeios de escuna que reúnem sua comunidade e revelam o que não pode faltar no roteiro de quem quer aproveitar Salvador como um verdadeiro local.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).