Terremoto no Afeganistão deixa ao menos 20 mortos e mais de 600 feridos
Terremoto no Afeganistão teve epicentro registrado na região de Mazar-e Sharif, a 28 quilômetros de profundidade
Por Dinaldo dos Santos.
Um terremoto de magnitude 6,3 atingiu o norte do Afeganistão na madrugada desta segunda-feira (3), deixando ao menos 20 mortos e mais de 600 feridos, de acordo com o governo talibã. Autoridades locais alertam que o número de vítimas pode aumentar nas próximas horas.

O epicentro foi registrado na região de Mazar-e Sharif, a 28 quilômetros de profundidade, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). A cidade, que abriga cerca de 523 mil habitantes, foi a mais afetada pelo tremor.
Em 31 de agosto, também no Afeganistão, mais de 800 pessoas morreram e mais de 2.800 ficaram feridas, depois que um terremoto de magnitude 6,0 atingiu o leste do país.
Terremoto no Afeganistão
A Autoridade Nacional de Gestão de Desastres informou que, até a manhã desta segunda, 20 pessoas haviam morrido e 643 estavam feridas. O Ministério da Saúde afegão destacou que o total de vítimas deve crescer à medida que as equipes de resgate consigam acessar vilarejos remotos próximos à região.
Militares e equipes de emergência foram mobilizados para as áreas atingidas, e a Cruz Vermelha auxilia nos resgates e no atendimento aos feridos, encaminhados a hospitais locais. Imagens divulgadas pelo governo e pela imprensa afegã mostram socorristas retirando corpos e sobreviventes dos escombros, além de cenas de prédios completamente destruídos.
Tremores de terra na Bahia
A Bahia registrou quase 20 tremores de terra ao longo do mês de julho, conforme levantamento do Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis /UFRN). No total foram 17 sismos, que apresentaram 71% das ocorrências na região Nordeste.
De acordo com o boletim, a cidade que mais tremeu foi Jacobina, no centro-norte baiano, com 7 tremores de terra; seguido por Jaguarari, com 3. Na Bahia, o sismo mais intenso foi em Jaguarari, dia 8, quando se registrou 3.2 mR.
LEIA MAIS: Morre Lô Borges, fundador do Clube da Esquina e ícone da MPB
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).