Campanha arrecada doações para tratar guitarrista Aroldo Macedo

Multiinstrumentista baiano Aroldo Macêdo foi diagnosticado com doença degenerativa rara

Por Júlia Naomi.

Foi lançada, neste domingo (21), nas redes sociais, uma campanha de arrecadação de fundos para financiar o tratamento do músico Aroldo Macêdo, filho de Osmar Macêdo, precussor do trio elétrico. Ele diagnosticado com uma doença degenerativa rara e agressiva, denominada Paralisia Supranuclear Progressiva (PSP). 

Aroldon Macêdo é filho de Osmar Macêdo, um dos ciradores do trio elétrico. Foto: Redes sociais

A campanha foi divulgada inicialmente pelo produtor musical e teatral Andrezão Simões, amigo da família e republicada, em seguida, no perfil pessoal de Armandinho Macêdo, irmão mais velho de Aroldo, e na página do 'Armandinho, Dodô e Osmar'.

Em conversa com o Aratu ON, Armandinho Macêdo, afirmou que o diagnóstico do irmão foi feito há cerca de três meses, mas a informação veio a público pela primeira vez hoje, após a divulgação da campanha.

De acordo com Armandinho, a iniciativa de Andrezão, que é produtor do bloco Mudei de Nome, e de demais amigos, deve-se ao fato de que o tratamento necessário para a doença n
não existir no Brasil.

"É muito recente. Foi uma doença que foi diagnosticada há três meses, é muito agressiva e está piorando a cada dia. O tratamento dele não existe aqui. O tratamento de cura só pode ser feito na Índia. A gente está voltado para isso, porque a gente fica buscando onde podemos fazer alguma coisa por ele, que está em um momento de muita tristeza de ver a agressividade da doença", relatou.

Ao Aratu ON, Armandinho Macêdo adiantou a possibilidade de fazer um show em janeiro de 2026 em prol do tratamento de seu irmão. "Faremos o que estiver ao nosso alcance para poder buscar uma solução", disse.

Aroldo Macêdo, segunda guitarra baiana do trio

Sintomas da doença

A Paralisia Supranuclear Progressiva (PSP) pertence a uma categoria de distúrbios de degeneração frontotemporal (FTD). Seus primeiros sintomas são rigidez nos músculos axiais, pescoço e tronco, juntamente com falta de equilíbrio e quedas mais frequentes. Além disso, há perda da capacidade e mover os olhos, inclusive, abri-los e fechá-los. 

A doença também pode afetar a coordenação e o movimento da boca, língua e garganta, bem como causar alterações no comportamento e nas habilidades da linguagem, conforme avança. As informações são da Associação para Degeneração Frontotemporal (AFTP, em inglês).

Saiba como ajudar Aroldo Macêdo

É possível ajudar o músico por meio do um PIX para a esposa do guitarrista, por meio da chave CPF 59240210768, em nome de Margarida Maria Oliveira dos Santos Macêdo. Também pode-se contribuir por meio de transferência bancária para a conta Nubank (260), Ag: 0001, Cc: 4189159-3.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.