Deputado aciona MPE contra Lula por discurso em Salvador
Presidente esteve em evento do MST na última sexta-feira: Deputado aciona MPE contra Lula por discurso em Salvador
Por João Tramm.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve no 14º Encontro Nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Apesar disso o evento pode gerar complicações negativas para o petista, isso porque, deputado aciona MPE contra Lula por discurso em Salvador.
A Notícia Fato Eleitoral apresentada junto ao Ministério Público Eleitoral (MPE) questiona se a fala do Presidente da República podem configurar propaganda eleitoral fora do período permitido.

Deputado aciona MPE contra Lula por discurso em Salvador
O deputado estadual Leandro de Jesus (PL) foi o responsável pela representação. De acordo com o parlamentar, o presidente teria ido além de um pronunciamento institucional ao mencionar diretamente temas ligados à disputa eleitoral e à continuidade de seu projeto político.
A declaração foi feita durante um encontro nacional do MST, movimento social com histórico de atuação política, e o conteúdo foi gravado e posteriormente publicado no canal oficial de Lula no YouTube.
Na petição encaminhada ao procurador-geral eleitoral, Leandro de Jesus destaca trechos da fala em que o presidente utiliza expressões como “queremos ser tetra” e “vamos disputar esse ano as eleições”, além de citar convenções partidárias e o embate com adversários. Para o deputado, esse tipo de linguagem indica um discurso com caráter eleitoral, direcionado a um público já politicamente engajado.
Ao final, Leandro de Jesus pede que o MPE aceite a Notícia de Fato, abra procedimento para apuração, determine a preservação do vídeo e de seus metadados junto ao YouTube e, se forem identificadas irregularidades, adote as providências previstas na legislação eleitoral.
Discurso de Lula
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (23) que “não adianta sonhar” com mudanças no país sem uma correlação de forças favorável no Congresso Nacional. Diversas lideranças políticas, antes do presidente, também discursaram na noite, que ainda contou com mais de 3 mil militantes.
Ainda durante o evento, Lula afirmou que o Governo Federal pretende distribuir 300 mil embriões para pequenos produtores de leite em 2026.
“A gente tem interesse de, ainda este ano, distribuir 300 mil embriões para melhorar a qualidade do rebanho leiteiro dos pequenos produtores rurais brasileiros que vivem da produção de leite. E isso é muito mais rápido do que a inseminação. Vou tentar fazer essa experiência lá em Andradina, em São Paulo”, afirmou. Ele ainda citou o financiamento de agroindústrias, como fábricas de leite em pó.

Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).