Com reforço no efetivo, Jerônimo anuncia pacote para Segurança Pública
Aumento de vagas no sistema prisional, investimento em unidades e mais: Com reforço no efetivo, Jerônimo anuncia pacote para Segurança Pública
Por João Tramm.
O Governo da Bahia apresentou um pacote, nesta terça-feira (04), com iniciativas voltadas ao combate da criminalidade. Com reforço no efetivo, Jerônimo anuncia pacote para Segurança Pública tendo como destaque para a abertura de concursos, expansão do efetivo e ampliação do sistema prisional.
Entre as principais iniciativas estão 750 novas vagas para a Polícia Civil, a convocação de 85 oficiais da Polícia Militar, 41 do Corpo de Bombeiros e 153 policiais penais, além da entrada em serviço de dois mil novos policiais militares até o fim de 2025 e o chamamento de 600 reservistas da PM.

O governo também prevê a entrega de 500 novas viaturas, a construção de 66 unidades operacionais e a criação de 1.756 novas vagas no sistema prisional. Com o investimento previsto, o governo deve abrir concurso para selecionar os novos oficiais das forças do estado.
Para o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, o foco das medidas é garantir mais eficiência e integração entre as corporações. “Estamos investindo na ampliação do efetivo, na formação de novos profissionais e em tecnologia, garantindo respostas mais rápidas e qualificadas em todas as regiões do estado”, disse.
Com reforço no efetivo, Jerônimo anuncia pacote para Segurança Pública
Além do reforço policial, o governo vai ampliar o Programa Bahia Pela Paz, que transformará 149 escolas em espaços de esporte e cultura nos fins de semana, e implantará 24 novos coletivos culturais até 2026.
“Estamos seguindo com seriedade e compromisso para garantir mais segurança à população. Esses investimentos fortalecem o trabalho das polícias, melhoram as condições de quem atua na linha de frente e ampliam a nossa capacidade de prevenção e resposta. Segurança se faz com estrutura, inteligência e também com inclusão”, afirmou Jerônimo Rodrigues.
O Corra pro Abraço será expandido para Ilhéus, Itabuna e Alagoinhas, enquanto Salvador ganhará a Unidade Feminina de Semiliberdade e novas escolas reformadas em áreas vulneráveis. Também estão previstas três Casas da Mulher Brasileira e três Centros Comunitários pela Vida (CONVIVE).
Desde 2023, o Governo da Bahia afirma ter investido mais de R$ 1 bilhão em segurança pública, com a incorporação de 7.300 novos agentes, 6.300 viaturas, 20 mil coletes balísticos e 3.787 armas de grosso calibre. O Estado também possui o maior centro de operações integradas da América Latina, com 19 unidades interligadas e sistema de reconhecimento facial em 81 municípios, responsável por mais de 3.700 prisões no primeiro semestre de 2025.

Segurança Pública
O debate sobre segurança pública está em alta desde a megaoperação no Rio de Janeiro. A iniciativa policial contra o Comando Vermelho ficou marcada como a ação mais letal da história do estado. Desde então, o governador Jerônimo Rodrigues se posicionou sobre o tema e defendeu que o Estado realize mais operações em bairros nobres a fim de combater o crime organizado.
Segundo pesquisa Genial/Quaest, divulgado neste sábado (1º), 64% dos fluminenses aprovam megaoperação policial; 27% são contrários. A ação, que tinha como alvo o Comando Vermelho, deixou 121 mortos — entre eles, quatro policiais — configurando como a investida policial mais letal da histório do Rio de Janeiro.
Outros 6% afirmaram não aprovar nem desaprovar, enquanto 3% não souberam ou preferiram não responder. A contagem oficial de mortos foi atualizada apenas depois que moradores das comunidades afetadas recolheram e alinharam os corpos nas ruas.
Ao menos 17 suspeitos baianos entre presos e mortos, foram alvos de uma operação policial realizada nesta terça-feira (28) no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro. Entre esses detidos estão criminosos com histórico de envolvimento com o Comando Vermelho (CV).
Um dos identificados é Júlio Souza Silva, natural de Salvador, apontado pelas forças de segurança como integrante da facção. No local onde ele foi encontrado, os policiais apreenderam um fuzil calibre 5.56 com a bandeira da Bahia estampada, além de nove motocicletas.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).