Lula manifesta solidariedade à Venezuela após terremoto e oferece apoio
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manifestou solidariedade à Venezuela após o terremoto que atingiu o país nesta quarta-feira (24)
Por Bruna Castelo Branco.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manifestou solidariedade à Venezuela após o terremoto que atingiu o país nesta quarta-feira (24). Segundo a agência Reuters, ao menos 164 pessoas morreram em decorrência do tremor.
Em publicação na rede social X, Lula afirmou ter recebido a notícia "com grande preocupação e consternação" e informou que determinou ao Ministério das Relações Exteriores que acompanhe a situação em conjunto com a Embaixada do Brasil em Caracas.

De acordo com o presidente, o governo brasileiro avalia medidas de assistência que poderão ser adotadas em apoio à população venezuelana.
“Reafirmo nossa determinação em apoiar o governo da presidenta encarregada Delcy Rodríguez na recuperação de áreas afetadas desse país irmão, cujo povo tem dado provas de grande resiliência frente às adversidades”, escreveu.
Em nota, o Ministério das Relações Exteriores também lamentou as perdas causadas pelo terremoto.
“O Brasil expressa solidariedade ao governo e ao povo da Venezuela e deseja pronta recuperação aos feridos”, informou o Itamaraty.
Ainda segundo a pasta, até o momento não há registro de brasileiros entre as vítimas do desastre. Veja vídeo:
Terremoto/ Junquito
— Me dicen la Negra 🥰 🇻🇪 (@yeligamboa) June 25, 2026
Venezuela 😫😫😩👇😱 pic.twitter.com/o4vD0mbqsa
“O plantão consular do Itamaraty permanece à disposição para prestar assistência a cidadãos brasileiros em situação de emergência”, acrescentou o comunicado.
O governo brasileiro segue monitorando a situação por meio da embaixada em Caracas e dos canais consulares.

Terremoto no Japão
Um terremoto de magnitude 7,5 atingiu a costa nordeste do Japão no dia 20 de abril, levando autoridades a orientarem a população a evitar áreas costeiras devido ao risco de tsunami com ondas de até 3 metros. A informação foi publicada pelo Uol.
Cerca de duas horas após o tremor, ocorrido às 16h52 no horário local (4h52 de Brasília), foram registradas ondas de até 80 cm. Mesmo assim, o alerta para ondas maiores foi mantido em regiões do norte da ilha de Honshu e em Hokkaido.
Ainda de acordo com o Uol, até o momento, não há registro de vítimas ou grandes danos, segundo o porta-voz do governo japonês, Minoru Kihara. Em cidades portuárias como Otsuchi e Kamaishi, que já foram atingidas pelo desastre de 2011, milhares de moradores receberam ordens de evacuação. Serviços de trem-bala foram suspensos e algumas rodovias, fechadas.
A Agência Meteorológica do Japão alertou para a possibilidade de fortes tremores secundários nos próximos dias ou semanas. O sismo atingiu intensidade superior a 5 na escala japonesa, suficiente para dificultar a locomoção e derrubar estruturas frágeis. O epicentro foi no Oceano Pacífico, a 10 km de profundidade.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).
