Lula nomeia Guilherme Boulos como ministro da Secretaria-Geral da Presidência

Nomeado por Lula, o novo ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos, substitui Márcio Macedo no cargo

Por Lucas Pereira.

O deputado-federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) foi nomeado como novo ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República pelo presidente Lula, nesta segunda-feira (20). A decisão, comunicada pelo petista em suas redes sociais, promove uma mudança na pasta, anteriormente chefiada por Márcio Macedo (PT-SE) desde o começo do Governo Lula 3.

Nomeado por Lula, o novo ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos, substitui Márcio Macedo no cargo. Foto: Ricardo Stuckert/PR

No comando da Secretaria-Geral, Boulos terá a missão de melhorar a relação do governo com os movimentos sociais. Lula tem dito a aliados que pretendia nomear Boulos para a Secretaria-Geral desde março, mas ainda não tinha sido concretizado. A nomeação deve ser publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça.

A decisão, tomada oficialmente na tarde desta segunda, acontece antes da viagem de Lula para a Ásia, na terça-feira (21), onde ficará até a próxima semana, onde vai participar da Cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean).

Na postagem das redes sociais, Lula, ao lado do ex e do novo ministro, diz: “Convidei o deputado Guilherme Boulos para assumir o cargo de ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República. Ele vai substituir o companheiro Márcio Macedo na função, a quem agradeço por todo o trabalho realizado para a ampliação e o fortalecimento da participação social em nosso governo. A nomeação de Boulos sai amanhã no Diário Oficial”.

 

 

Guilherme Boulos tem 42 anos e é um dos principais nomes da esquerda no país e político de maior força eleitoral do PSOL. Paulistano, o novo ministro é formado em Filosofia e mestre em Psiquiatria, alem de ser professor e psicanalista.

Boulos foi candidato à Presidência da República em 2018 e à prefeitura de São Paulo em 2020 e 2024, perdendo as três eleições, inclusive, ficando em segundo lugar nas últimas eleições para prefeito. Em 2022, ele concorreu a deputado federal e foi o candidato mais votado de São Paulo, com 1 milhão de votos.

O novo ministro, que se tornou liderança do MTST, tem entre suas bandeiras políticas a reforma urbana e a melhoria da oferta de moradia.

Vale lembrar que em 2022, Guilherme Boulos esteve na Bahia para lançar o livro de sua autoria "Sem Medo do Futuro", publicado pela editora Contracorrente

A nomeção de Boulos para a Secretaria-Geral da Presidência foi informada por Lula nesta segunda. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.