Lula sanciona projeto que cria o Dia Nacional da Axé Music

Dia Nacional da Axé Music será comemorado no dia 17 de fevereiro em homenagem ao lançamento da música “Fricote”, de Luiz Caldas

Por Ananda Costa.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta quarta-feira (6)  o Projeto de Lei 4187/24, que institui o dia 17 de fevereiro como Dia Nacional da Axé Music.

Dia Nacional da Axé Music homenageia o lançamento da música “Fricote”, de Luiz Caldas. Foto: divulgação

+ Congresso aprova criação do Dia Nacional da Axé-Music; veja detalhes

A data homenageia o lançamento da música “Fricote”, de Luiz Caldas, considerada o marco inaugural do gênero musical nascido na Bahia.

+ Do axé às novas fusões: como Salvador está redesenhando sua música

Criado nos anos 1980, o axé music é resultado da fusão de ritmos como ijexá, frevo, samba, reggae e lambada, e se consolidou como uma das maiores expressões culturais do carnaval baiano, presente nos trios elétricos e blocos afro que arrastam multidões em Salvador e em outras partes do país.

Relatora do projeto de lei, a deputada federal Lídice da Mata (PSB/BA) ressaltou a diversidade e o valor cultural do axé.

“O Carnaval é o momento em que a cidade incorpora uma cadeia produtiva infinita. E é isso que esse dia vai trazer para o Brasil. É um grande vetor de desenvolvimento, com sustentabilidade ambiental e soluções inovadoras.”, afirmou.

A cerimônia de sanção contou com a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes, que celebrou o reconhecimento oficial da data e defendeu mais investimentos no setor.

“A cultura brasileira se destaca no mundo inteiro, é uma das culturas que mais influenciam outras culturas no mundo. E o carnaval tem esse lugar, esse momento de exposição de tudo isso. Para quem vive realmente de arte, de cultura, ele condensa todas as expressões, todas as profissões”, disse.

Foto: Manu Dias / GOVBA

Além do Dia Nacional da Axé Music

 Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Além da criação do Dia Nacional da Axé Music, Lula também sancionou a lei que reconhece o carnaval do Rio de Janeiro como manifestação da cultura nacional. A relatora da proposta, deputada Laura Carneiro (PSD/RJ), afirmou que a medida fortalece a captação de recursos para o evento.

 “É um projeto muito simples, mas todos nós sabemos da importância do carnaval do Rio. Não é só um espetáculo maravilhoso. É um ciclo da economia criativa, que funciona durante todo o ano”, disse. “Quando essa proteção legal é definida, estamos tratando de apoio institucional. De recursos e de fomento.”

LEIA MAIS: Axé Music: 40 anos do gênero musical que mudou a história do Carnaval

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.