NEOJIBA representa a Bahia no 7 de Setembro em Brasília
NEOJIBA representa a Bahia no 7 de Setembro em Brasília; Lula cumprimenta jovens músicos após apresentação
Por Laraelen Oliveira.
A Banda Sinfônica do NEOJIBA, programa do Governo da Bahia, marcou presença histórica no Desfile de 7 de Setembro em Brasília, nesta quinta-feira, a convite do Governo Federal. O grupo, formado por 48 membros, foi apresentado para um público estimado em 45 mil pessoas, incluindo o Luiz Inácio Lula da Silva, a primeira-dama Janja, o vice-presidente Geraldo Alckmin e diversas autoridades.
Apresentação da NEOJIBA
Durante a cerimônia, o NEOJIBA executou o Hino da Independência (Dom Pedro I), Ponteio (Edu Lobo e Capinan), o Dobrado Coronel Benedito Alves Barbosa (José Pereira) e encerrou com Aquarela do Brasil (Ary Barroso). Ao final da apresentação, Lula fez questão de cumprir os jovens músicos, que participaram pela primeira vez do desfile cívico na capital federal.
As celebrações da Independência tiveram diferentes tons pelo Brasil. Em Salvador, atos políticos dividiram atenções: no Farol da Barra, apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro realizaram a manifestação “Anistia Já” , pedindo perdão para investigados do 8 de janeiro. Já no cenário nacional, chamou a atenção a ausência de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) na conferência de imprensa em Brasília , um gesto interpretado como resposta ao momento de tensão entre os poderes.
Ainda na capital baiana, o 7 de Setembro também serviu como palco para um reencontro simbólico: o governador Jerônimo Rodrigues e o prefeito de Salvador, Bruno Reis , dividiram o palanque oficial pela primeira vez desde o Carnaval. O gesto foi visto como sinal de aproximação política em meio aos debates sobre as eleições municipais de 2024.
Criado em 2007 pelo maestro Ricardo Castro, o NEOJIBA reúne hoje mais de 2.400 integrantes e já impactou a vida de 36 mil crianças, adolescentes e jovens na Bahia, consolidando-se como referência nacional em transformação social por meio da música.
Leia também: Tiros são disparados contra o escolhido do prefeito Bruno Reis
Leia também: Prefeita critica João Gomes por cancelar show no Novo Cruzeiro
Leia também: Bruno Reis destaca 7 de Setembro como símbolo de união nacional
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).