Novos cargos: Prefeitura promove mudanças na Secretaria de Saúde
Prefeitura realizou alterações com criação e extinção ao todo de 11 funções na Secretaria de Saúde, sem impacto financeiro
Por João Tramm.
O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), reestruturou a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), sob o comando de Rodrigo Alves, por meio de decreto publicado no Diário Oficial do Município (DOM) nesta quinta-feira (28).
A medida prevê a supressão de cargos em comissão e a criação de novas funções, reorganizando setores estratégicos sem gerar aumento de despesas, já que os novos postos foram compensados com a extinção dos antigos.
A pasta é comandada desde fevereiro pelo secretário Rodrigo Alves, ao deixar a Secretaria Municipal de Gestão (Semge) para assumir um cargo negociado entre o prefeito e o PSDB, partido que compõe o arco de alianças de Bruno. Rodrigo Alves substitui Alexandre Reis, que chefiou a SMS desde a eleição. Na movimentação a vice-prefeita, Ana Paula Matos, também mudou de posto e passou a chefia a Secretaria de Cultura, a qual era ocupada por Pedro Tourinho.
Funções extintas:
-
1 Assessor Especial IV, da Chefia de Gabinete;
-
1 Gerente de Projetos Estratégicos II, da Unidade de Articulação com os Distritos;
-
1 Assessor Especial II, da Assessoria de Ações e Projetos;
-
1 Gerente Distrital;
-
2 Assessores do Secretário II, sendo um da Assessoria de Apoio Técnico às Demandas Judiciais em Saúde e outro do Gabinete da Secretaria.
Cargos criados:
-
1 Diretor Geral, na Diretoria de Logística e Suprimentos;
-
1 Assessor Especial III, na Subsecretaria;
-
2 Gerentes III, sendo um na Gerência Executiva de Projetos e outro na Gerência Executiva de Manutenção e Reformas;
-
2 Gerentes de Projetos Estratégicos I, alocados na Gerência de Governança, Estratégia e Inovação em Saúde e na Gerência de Gestão e Avaliação da Regulação.
O decreto ainda institui a Unidade de Articulação Institucional, com caráter temporário, e estabelece que o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) ficará tecnicamente subordinado ao órgão municipal de tecnologia e, administrativamente, à Secretaria da Saúde.
Além disso, a Procuradoria Geral do Município passará a oferecer assessoramento jurídico direto à SMS. A pasta terá 180 dias para encaminhar ao prefeito um novo regimento interno, atualizado conforme as mudanças.
Concurso Homologado
A movimentação acontece logo após a Prefeitura homologar concurso de 592 vagas para pasta. Aguardada desde 25 de fevereiro deste ano, o certame apenas foi efetivado nesta semana, mesmo com os candidatos aprovados. O caso gerou repercussão na Câmara, com pressão dos vereadores que se opõe a Bruno Reis realizando audiência pública.
Enfermeira e dirigente do Sindsaúde, a vereadora comemorou: "Felizmente a prefeitura fez o que já deveria ter feito, homologar o concurso para o qual contratou uma empresa especializada e criou expectativa tanto entre os profissionais aprovados, quanto nos atuais servidores da área, que estão sobrecarregados pela falta de pessoal".
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).