Subsídio para Tarifa Zero é estudada pelo governo Lula, diz Rui Costa
Ministro diz que gestão federal já ajuda o setor, mas admite que subsídio para Tarifa Zero é estudada pelo governo Lula, diz Rui Costa
Por, Matheus Caldas e João Tramm.
Durante a viagem-teste do VLT de Salvador, realizada nesta sexta-feira (19), o ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou que o governo federal analisa mecanismos de financiamento para o transporte público. Subsídio para Tarifa Zero é estudada pelo governo Lula, diz Rui Costa, ao destacar que, na prática, esse apoio já ocorre por meio de investimentos da União em projetos de mobilidade urbana.
Segundo o ministro, o tema do subsídio segue em análise, mas já é aplicado de diferentes formas pelo poder público federal.
“Isso tá sendo analisado, estudado. O subsídio, ele hoje, de alguma forma, já existe. Porque quando o governo federal, por exemplo, financia ou bota dinheiro do orçamento da União num projeto desse aqui, no projeto de metrô, ele tá subsidiando o transporte. Ele tá pagando parte do investimento com o orçamento da União.”

Subsídio para Tarifa Zero é estudada pelo governo Lula, diz Rui Costa
Rui Costa também citou a aquisição de veículos como outro exemplo de subsídio indireto ao sistema de transporte coletivo.
“Quando o governo federal, por exemplo, financia ou faz doação de ônibus elétrico para as cidades, ele tá Tá fazendo o subsídio por transporte, que aí a passagem, o preço da passagem não precisa remunerar a compra do ônibus, a compra do equipamento. Então, isso também é uma forma de subsídio que já tá ocorrendo.”
As declarações ocorrem em meio ao debate sobre a possibilidade de implantação da tarifa zero em Salvador. O prefeito Bruno Reis (União Brasil), afirmou que a medida só seria viável caso o subsídio fosse integralmente custeado pela União.
“Se o governo federal pagar o subsídio, sim. Não existe almoço de graça — alguém tem que pagar. Hoje, o custo do sistema de Salvador é de R$ 1 bilhão. A prefeitura já investe cerca de R$ 90 milhões por ano, mas não tem recursos para cobrir o valor total. Se todo o dinheiro do transporte de todos os trabalhadores do Brasil for para um fundo, aí sim seria possível”, afirmou Bruno Reis.
Essa pauta tem sido de interesse do governo federal, inclusive do ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT). No último mês, o petista afirmou projeto de tarifa zero para os transportes públicos brasileiros irá integrar a campanha de reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2026.

Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).