VLT de Salvador faz primeira viagem-teste tripulada; veja imagens
O VLT de Salvador fez, na manhã desta sexta-feira (19), a primeira viagem-teste tripulada do modal
Por Matheus Caldas.
O VLT de Salvador fez, na manhã desta sexta-feira (19), a primeira viagem-teste tripulada do modal, com um percurso de 4 km entre a Calçada, na Cidade Baixa, e o Lobato, no Subúrbio Ferroviário. Os primeiros trens chegaram à capital baiana no início de dezembro.
A viagem-teste reuniu o governador Jerônimo Rodrigues (PT), o ministro da Casa Civil, Rui Costa, deputados, vereadores e outras autoridades. Este trecho do VLT de Salvador, inclusive, deve ser o primeiro a funcionar, como aponta o presidente da Companhia dos Transportes da Bahia (CTB), Eracy Lafuente.

Segundo ele, até junho de 2026 haverá operação assistida neste trecho, com capacidade reduzida de passageiros e tarifa gratuita. “Vamos discutir com o governador, pois, enquanto não tivermos uma linha de extensão elevada, vamos continuar fazendo a operação assistida”, detalhou, em entrevista ao Aratu On.
Ainda de acordo com o chefe da CTB, o primeiro trecho do VLT de Salvador deve ser integralmente entregue antes do prazo contratual, de 2028. Ele assegura que o equipamento será inaugurado em 2027, num trecho entre Calçada e Ilha de São João.

VLT de Salvador
Com investimento de R$ 5,4 bilhões, o VLT de Salvador terá 40 quilômetros de trilhos e 42 paradas, divididos em três trechos:
- Trecho 1: Comércio a Ilha de São João
- Trecho 2 vai de Paripe a Águas Claras
- Trecho 3: Águas Claras a Piatã. As intervenções incluem drenagem, macrodrenagem, construção de encostas, serviço de iluminação e obras de urbanização.
O modal substituirá os antigos trens do Subúrbio, desativados em 2021, durante a gestão do ex-governador Rui Costa, após quase 160 anos de operação.
VLT de Salvador: saiba sobre o andamento das obras
O Governo da Bahia anunciou, por meio do Diário Oficial do Estado (DOE), as novas desapropriações para a instalação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). As áreas que serão desapropriadas estão localizadas no bairro da Calçada, em Salvador. Na justificativa, o Governo do Estado declara que as desapropriações serão destinadas à implantação do Lote 1 do VLT.
Também foi divulgado, por meio do Diário Oficial do Estado (DOE), o financiamento no valor de R$ 600 milhões para acelerar as obras do VLT. O patrocínio foi feito pela Caixa Econômica Federal, através do programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa).
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).