Cepred abre 100 vagas para pessoas com TEA ou deficiência intelectual
Ampliação da infraestrutura do Cepred abre 100 novas vagas para crianças e adolescentes com TEA ou deficiência intelectual
Por Júlia Naomi.
Centro Estadual de Prevenção e Reabilitação da Pessoa com Deficiência (Cepred) abrirá 100 novas vagas para atendimento de crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista (TEA) e deficiência intelectual. A ampliação do serviço acontece após a expansão da unidade, localizada no bairro Parque Bela Vista, em Salvador (BA). A nova área foi inaugurada nesta sexta-feira (5).
De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), o espaço foi planejado para oferecer atividades pedagógicas, lúdicas, sensoriais e esportivas, além de atendimento multiprofissional.
+ Pai com deficiência visual acompanha parto da filha por narração em Salvador
Normélia Quinto, diretora da unidade, ressalta que o acompanhamento de pessoas com deficiência intelectual e TEA exige uma abortagem interdisciplinar que considere as diferentes dimensões de desenvolvimento humano, como aspectos cognitivos, motores, emocionais, sensoriais e sociais.
+ CADIN lança curso de fisioterapia pediátrica clínica em Salvador
“Entendemos este espaço como um ambiente inclusivo, de integração social, de promoção da saúde e de fortalecimento familiar. As atividades são planejadas de acordo com cada criança, favorecendo maior aproximação com as áreas da educação, do esporte, da cultura e do lazer”, acrescenta a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana.
Com a abertura das novas vagas, a fila de espera para o Cepred passará de 132 para 32 crianças. A Sesab afirma que as 32 famílias em espera não ficarão sem assistência, pois serão incluídas no projeto Casulo, que promoverá encontros informativos semanais, para oferecer orientações e sanar dúvidas.
Conheça infraestrutura do Cepred para crianças e adolescentes com TEA ou deficiência intelectual
As crianças e adolescentes acompanhados na instituição terão acesso a um espaço amplo para realização de atividades motoras e sessões de musicoterapia, que estimulam o desenvolvimento de habilidades como coordenação, equilíbrio, ritmo e consciência corporal.
O Cepred também é equipado com um parque infantil, que oferece possibilidades de exploração sensorial e desenvolvimento motor. O ambiente também favorece a socialização, por meio da participação de jogos coletivos e atividades em grupo.
Além disso, a ampliação do Cepred destina um espaço para o cultivo de uma horta terapêutica, a fim de proporcionar momentos educativos e sensoriais. De acordo com a Sesab, a proposta é que as crianças e adolescentes sejam ensinados sobre natureza, cuidado, rotina, responsabilidade e trabalho em equipe.
Há também um quiosque voltado para convivência familiar, com o objetivo de fortalecer a parceria entre profissionais e cuidadores, por meio da escuta, orientação e acolhimento.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).