Dia D de Proteção contra a Gripe oferta vacinas em Salvador no sábado
A oferta de vacinas em Salvador, neste sábado, acontece em razão do Dia D de Proteção contra a Gripe
Por Lucas Pereira.
Salvador recebe, neste sábado (20), o Dia D de Proteção contra a Gripe, com a distribuição de vacinas gratuitas, pela Secretaria Municipal de Saúde de Salvador (SMS). Ação busca imunizar o público em ações de vacinação em shoppings centers da capital, locais de grande circulação de público.

Além da vacina contra a Influenza, a SMS também disponibilizará a vacina contra a Covid-19 para os grupos prioritários, ampliando a proteção da população neste período de maior circulação de pessoas. A estratégia busca reforçar a imunização daqueles que apresentam maior risco para o desenvolvimento de formas graves da doença, oferecendo uma proteção adicional em um momento estratégico do ano.
Os locais de vacinação são:
- Shopping Ponto Alto - São Rafael (9h às 19h);
- Salvador Shopping (9h às 19h);
- Shopping Barra (9h às 19h);
- Shopping Bela Vista (9h às 19h);
- Shopping Ponto Alto - Dois de Julho (9h às 19h);
De acordo com o secretário municipal da Saúde, Rodrigo Alves, as ações fazem parte de um trabalho contínuo de vigilância e cuidado com a população. "Esse é um período em que Salvador vive uma dinâmica diferente, com grande circulação de pessoas, eventos, turismo e atividades ao ar livre. Nosso papel é nos anteciparmos, garantindo proteção à população e fortalecendo as medidas preventivas. A vacinação é uma estratégia segura, eficaz e fundamental nesse contexto", destaca o secretário.
Mais informações estão disponíveis no site da SMS e no Instagram da pasta.
LEIA MAIS: Vacina contra a dengue vai chegar a mais pessoas no segundo semestre de 2026
Síndromes respiratórias e Gripe K
Até o momento, não há registros de casos suspeitos ou confirmados do subclado K da Influenza A (H3N2) — variante identificada em outros estados do país — nas unidades de saúde do município de Salvador, conforme dados monitorados pela Coordenadoria de Imunizações da SMS. Também não há registros de atendimentos ambulatoriais ou internações relacionadas a esse subclado na rede municipal.
Embora se trate de uma nova variante do vírus Influenza A (H3N2), ainda não existe vacina específica para esse subclado. No entanto, a SMS reforça a recomendação para que pessoas que ainda não se vacinaram contra a Influenza em 2025 procurem uma das 162 salas de vacinação da rede municipal para atualizar o esquema vacinal.
Os protocolos de vigilância e assistência estão continuamente sendo avaliados e adequados, garantindo que Salvador esteja preparada para qualquer eventualidade, sempre com foco na prevenção e na segurança da população.

Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).